Muitas vezes mal interpretado como
filósofo, ora em função de seu estilo poético, ora devido à exploração pelo
nazismo de certos aspectos de seu pensamento, Nietzsche, na verdade, foi um dos
críticos mais agudos da religião, da moral e da tradição filosófica do
Ocidente. Nessa condição, influenciou filósofos, teólogos, psicólogos e
escritores do século XX.
Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em
15 de outubro de 1844 em Röcken, na Saxônia prussiana. Filho e neto de pastores
protestantes, perdeu prematuramente o pai em 1849 e ficou aos cuidados da mãe,
da avó e da irmã mais velha. Em 1858 obteve uma bolsa de estudos para a escola
de Pforta e em 1864 ingressou na Universidade de Bonn, para estudar teologia e
filologia. Transferiu-se em 1865 para a Universidade de Leipzig, por indicação
do mestre Friedrich Wilhelm Ritschl, graças a quem, ainda aos 25 anos,
Nietzsche foi contratado pela Universidade de Basiléia como catedrático de
filologia clássica.
Nessa fase, compôs obras musicais à
maneira de Schumann, fez amizade com Richard Wagner e conheceu a filosofia de
Schopenhauer. Em 1870, durante a guerra franco-prussiana, Nietzsche serviu como
enfermeiro voluntário e um mês depois, muito doente, teve de voltar a dar aulas.
Em 1872 publicou Die Geburt der Tragödie aus dem Geiste der Musik (O nascimento
da tragédia no espírito da música), que antecipa as linhas essenciais de seu
pensamento e tornou-se um clássico na história da estética. Nesse livro,
Nietzsche sustenta que a tragédia grega teria surgido da fusão de dois
componentes: o apolíneo, que representava a medida e a ordem, e o dionisíaco,
símbolo da paixão vital e da intuição. Sócrates, ao impor o ideal racionalista
apolíneo, teria causado a morte da tragédia e a progressiva separação entre
pensamento e vida. As dez últimas seções constituem uma rapsódia sobre o
renascimento da tragédia a partir do espírito da música de Wagner.
Em suas obras seguintes, como
Unzeitgemässe Betrachtungen (1873-1874; Considerações inatuais), em que exalta
o pessimismo de Schopenhauer, e Menschliches, Allzumenschliches (1878; Humano,
demasiado humano), em que se mostra convertido ao Iluminismo e faz os primeiros
ataques à moral cristã, Nietzsche expõe algumas de suas idéias mais contundentes,
desenvolvidas ainda em Die Fröliche Wissenschaft (1882; A gaia ciência),
Jenseits von Gut und Böse (1886; Para além do bem e do mal) e Zur Genealogie
der Moral (1887; Sobre a genealogia da moral), em aforismos brilhantes e
demolidores.
Com frequentes e fortes dores de
cabeça, enxergando pouco, o filósofo foi obrigado a aposentar-se. Daí em diante
levou vida itinerante e de isolamento crescente na Suíça, na Itália e na
Riviera francesa. De 1883 a 1891 publicou as quatro partes de sua obra principal,
Also Sprach Zarathustra (Assim falou Zaratustra), de estilo bíblico e poético,
entre o dos pré-socráticos e o dos profetas hebraicos. Sob a máscara do
lendário sábio persa, anuncia sua filosofia do eterno retorno e do super-homem,
que derrotariam a moral cristã e o ascetismo servil. O livro póstumo Der Wille
zur Macht (A vontade de potência) organizado pela irmã, Elizabeth Förster
Nietzsche, reúne arbitrariamente notas e rascunhos, nem sempre fiéis às idéias
do autor. É autêntica, porém, a autobiografia espiritual Ecce Homo, escrita em
1888.
O vigoroso espírito crítico de
Nietzsche incidiu especialmente sobre a ética cristã: para esta, o bom é o
humilde, pacífico, adaptável; e o mau é o forte, enérgico e altivo. Para
Nietzsche, essa é a moralidade tanto de senhores quanto de escravos. O valor
supremo que deve nortear o critério do que é bom, verdadeiro e belo é a vontade
de potência: é bom o que vem da vontade de potência, é mau o que vem da
fraqueza. O homem aspira à imortalidade, mas esse conceito nada significa, já
que a realidade se repete a si mesma num devir que constitui o eterno retorno.
O homem só se salva com a aceitação da finitude, pois se converte em dono de
seu destino, se liberta do desespero para afirmar-se no gozo e na dor de existir.
O futuro da humanidade depende dos super-homens, capazes de se sobrepor à
fraqueza, e não da integração destes ao rebanho.
Em janeiro de 1889, Nietzsche sofreu um grave colapso nas ruas de Turim e perdeu definitivamente a razão. Ao ser internado em Basiléia, diagnosticou-se uma “paralisia progressiva”, provavelmente em consequência de infecção sifilítica contraída na juventude. Passou os últimos dez anos de vida na casa da mãe e, com a morte desta, na da irmã. Nacionalista alemã fanática, Elizabeth escreveu volumosa biografia sobre o irmão em que, a serviço dos ideais chauvinistas, lhe deturpou os fatos biográficos e as opiniões políticas, atribuindo caráter nacionalista às investidas de Nietzsche contra os valores cristãos e seus conceitos de vontade de poder e super-homem. Nietzsche, na verdade adversário do nacionalismo e do anti-semitismo, morreu em Weimar, em 25 de agosto de 1900.
Em janeiro de 1889, Nietzsche sofreu um grave colapso nas ruas de Turim e perdeu definitivamente a razão. Ao ser internado em Basiléia, diagnosticou-se uma “paralisia progressiva”, provavelmente em consequência de infecção sifilítica contraída na juventude. Passou os últimos dez anos de vida na casa da mãe e, com a morte desta, na da irmã. Nacionalista alemã fanática, Elizabeth escreveu volumosa biografia sobre o irmão em que, a serviço dos ideais chauvinistas, lhe deturpou os fatos biográficos e as opiniões políticas, atribuindo caráter nacionalista às investidas de Nietzsche contra os valores cristãos e seus conceitos de vontade de poder e super-homem. Nietzsche, na verdade adversário do nacionalismo e do anti-semitismo, morreu em Weimar, em 25 de agosto de 1900.
Bibliografia Básica para o estudo
de Nietzsche
NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da
Tragédia (tradução de J. Guinsburg); São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
____________ Considerações
Intempestivas (tradução de Lemos de Azevedo), Lisboa: ditorial Presença –
Livraria Martins Fontes, 1976.
_____________ O Livro do Filósofo
(Tradução de Rubens Eduardo Ferreira Frias); São Paulo: Centauro, 2001.
_____________ Escritos sobre
Educação(Tradução de Noéli Correia de Melo sobrinho); Rio de Janeiro- São
Paulo: Editoras Loyola e Editora PUC-RIO, 2003.
_____________ Cinco Prefácios para
Cinco Livros não Escritos (Tradução de Pedro Sussekind); Rio de Janeiro: Sete
Letras, 1996.
_____________ Humano Demasiado Humano
(tradução de Paulo Cezar de Souza). São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
_____________ A Gaia Ciência (tradução
de Paulo César de Souza). São Paulo: Companhia das Letras, 1ª ed. 2001.
_____________ Assim falou Zaratustra
(tradução de Mário da Silva). São Paulo: Civilização Brasileira, 1977.
_____________ Além do Bem e do Mal
(tradução de Paulo César de Souza). São Paulo: Companhia das Letras , 2ª ed.
2002.
_____________ Genealogia da Moral
(tradução de Paulo César de Souza). São Paulo: Companhia das Letras , 1999.
_____________O caso Wagner/Nietzsche
contra Wagner (tradução de Paulo César de Souza). São Paulo, Companhia das
Letras, 1999.
_____________ Ecce Homo. São Paulo:
Ediouro, 1998.
_____________ O Anticristo. Lisboa,
Guimarães Editores, 1997.
_____________ Crepúsculo do Ídolos.
Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
_____________ Fragmentos Finais (tradução e
organização de Flávio Kothe) Brasília: Editora UNB, 2002.
Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Friedrich Nietzsche. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/2014/10/friedrich-nietzsche.html. Acesso em: _____________.
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