Rudolf
Bultmann
Rudolf Karl Bultmann
nasceu em Wiefelstede (Oldenburg), na Alemanha, em 20 de agosto de 1884. Filho
mais velho de Arthur Bultmann, pastor protestante da Igreja Luterana. Seus avôs
paternos foram missionários na África e seu avô materno tinha sido pastor na
pietista região sul da Alemanha (GRENZ, OLSON, 2003, p. 102). Bultmann cursou a
escola primária em Rastede. O ginásio, em Oldenburg (1895-1903) foi colega do
filósofo existencialista Karl Jaspers.[1] No
liceu estudou a história da religião, distinguiu-se pelo estudo do grego e da
história da literatura alemã (BULTMANN, 1964, p. 335).
Concluído o liceu,
iniciou seus estudos teológicos na Universidade de Tübingen, em 1903. No ano
seguinte, passou para a Universidade de Berlim e dois anos depois para a
Universidade de Marburg. Foi aí que, em 1910, licenciou-se em Teologia, com a
tese: O Estilo da Pregação Paulina e a Diatribe Cínico-Estóica, um tema
sugerido a ele por Johannes Weiss. Dois anos mais tarde obteve a livre
docência, com uma dissertação sobre a Exegese de Teodoro de Mopsuéstia, um tema
proposto por Adolf Jülicher.
Günther
Bornkamm
Günther Bornkamm (1905-1990),
Teólogo alemão do Novo Testamento, professor de Novo
Testamento na Universidade de Heidelberg.
Aluno de Rudolf
Bultmann, estudou comErnst Käsemann (Tübingen), Ernst Fuchs(Marburg)
e Hans Conzelmann (Göttingen).
Era defensor da segunda
busca ao Jesus Histórico, e sugeriu uma apertada relação entre Jesus e a
teologia da igreja primitiva. Bornkamm se afastou de Rudolf Bultmann, mas
as abordagens são semelhantes em muitos aspectos. O trabalho de Ernst
Käsemann também é valioso para a compreensão do trabalho Bornkamm.
Bornkamm destaca-se
pela abordagem sucinta e profunda dos temas, associando rigor cientifico com o
senso prático decorrente de sua atividade pastoral. Portanto, suas obras
tornaram-se pontos de referência tanto para o especialista quanto para a pessoa
cristã ativa que quer aprofundar seu conhecimento das Sagradas Escrituras.
Ernst
Käsemann
Ernst Käsemann (1906-1998), teólogo luterano e
professor de Novo Testamento em Mainz (1946-1951), Göttingen (1951-1959)
e Tübingen (1959-1971).
Käsemann obteve seu PhD em Novo
Testamento na Universidade de Marburg, durante 1931, tendo escrito
uma dissertação sobre Eclesiologia Paulina, com Rudolf Bultmann como
seu orientador de doutorado. Käsemann foi um dos alunos de Bultmann mais
conhecido.
Käsemann se juntou a Igreja
Confessante em 1933, no mesmo ano, foi nomeado pároco em Gelsenkirchen, em
um bairro habitado principalmente por mineiros. Durante 1939, ele completou sua habilitação,
que o qualificou para ensinar em universidades alemãs, sua tese foi sobre o
Novo Testamento Epístola aos
Hebreus.
Käsemann foi
posteriormente servir como soldado. Voltou ao seu trabalho teológico, durante
1946, depois de vários anos no exército e como prisioneiro de guerra.
Käsemann inaugurou a
conhecida “New Quest para o Jesus histórico” (Nova Busca ao Jesus
Histórico), uma nova fase de interesse acadêmico em trabalhar o Jesus Histórico.
Käsemann efetivamente começou esta fase, quando ele publicou seu famoso artigo
“O Problema do Jesus histórico”, durante 1954, aula inaugural como professor em
Göttingen, em 1953.
Käsemann levou a
apocalíptica judaica, mais a sério do que a maioria de seus colegas
contemporâneos e pensou que fosse de importância vital para uma leitura de
Paulo. Na verdade, ele famosamente descreveu apocalíptica como "a mãe da
teologia cristã". O comentário de Käsemann sobre a Epístola de Paulo aos
Romanos, publicado pela primeira vez em 1973, tornou-se um padrão de trabalho
para essa geração.
Werner
Kümmel
Werner Georg
Kümmel nasceu em 1905, na cidade de Heidelberg, Alemanha. Com 23 anos concluiu
o seu doutorado e aos 27 tornou-se professor em Zurique, Suiça. Depois da
segunda Guerra Mundial voltou para a Alemanha e ensinou nas universidades de
Mainz e de Marburg, onde substituiu o renomado teólogo Rudolf Bultmann. Faleceu
em 1995 em Mainz aos 90 anos de idade.
Kümmel é considerado um
dos maiores especialistas do Novo Testamento, depois de Bultmann.
Joachim
Jeremias
Joachim
Jeremias (20 de setembro de 1900 - 6 de setembro 1979) foi um teólogo
alemão, professor universitário de Novo Testamento. Ele
era abade de Bursfelde, 1968-1971. Nasceu em Dresden e passou
seus anos de formação em Jerusalém, onde, entre 1910 e 1918, seu pai,
Friedrich Jeremias (1868-1945), trabalhou como reitor da Igreja
Luterana do Redentor. Estudou teologia luterana e línguas
orientais nas universidades de Tübingen e Leipzig. Em
Leipzig obteve título de Doutor em filosofia (1922) e teologia (1923), e livre
docência em (1925). Seu mentor foi o renomado Gustaf Dalman.
Depois de outras
missões de ensino, Jeremias foi nomeado em 1935 para a cadeira de estudos do
Novo Testamento na Universidade Georg-August de Göttingen, onde lecionou
até sua aposentadoria em 1968. Em 1976, mudou-se de
Göttingen para Tübingen, onde morreu em 1979.
Suas pesquisas e
publicações cobriram uma área ampla, variando de histórico e arqueológico de
estudos literários e filosóficos. Eles se concentram na Bíblia
hebraica e textos rabínicos relevantes para uma análise crítica
do Novo Testamento, a fim de reconstruir o ambiente histórico
de Jesus em toda a sua complexidade, para fornecer uma compreensão
mais profunda de sua vida e ensinamentos.
Suas realizações
encontrou reconhecimento nacional e internacional, reconhecido pela admissão
na Academia das Ciências de Göttingen, em 1948, e o prêmio de doutor
honoris causa das universidades de Leipzig, St
Andrews (Escócia), Uppsala (Suécia)
e Oxford (Grã-Bretanha). Ele também foi feito um membro
da Royal Dutch Academy of Sciences e da Academia Britânica.
Finalmente, em 1970, foi feito membro honorário da Deutsche Verein zur
Erforschung Palästinas ( associação alemã para a pesquisa sobre a
Palestina).
Jeremias trabalhou
com Wilhelm Schneemelcher em revisões da coleção Hennecke-Schneemelcher
dos Apócrifos do Novo Testamento.
Oscar
Cullmann
Oscar Cullmann
(1902-1999). Teólogo de confissão luterana e um dos mais notáveis de nosso
tempo. Seus trabalhos de história e exegese contribuíram decisivamente para o
conhecimento das origens do cristianismo. Seus anos de estudo e docência
discorrem entre Estrasburgo e Basiléia. Posteriormente se tornou professor da
Sorbonne e da Faculdade de Teologia Protestante de Paris. Além dessas
atividades acadêmicas, Cullmann foi presidente da ajuda aos refugiados
franceses na Suíça entre 1940-1945. Mais tarde, foi escolhido membro do comitê
executivo do Instituto Ecumênico de Jerusalém, fundado em 1967 por Charles
Moeller. De 1962 a 1965 participou como observador não católico das quatro
sessões do Concílio Vaticano II, diante do qual, praticamente, representou o
protestantismo.
Leonhard
Goppelt
Nascido a 06 de
novembro de 1911, em Munique, na Alemanha no seio da família de um professor.
Dedicou-se à exegese e ao estudo da teologia do Novo Testamento, freqüentou o
Theresengymnasium. Durante um ano cursou Ciências Naturais e Filosofia, mais
resolveu estudar mesmo Teologia na cidade de Tubingen e em Erlangen. O curso
Teológico foi concluído em 1935.
Foi admitido em 1938 ao
ministério pastoral na Igreja Evangélica Luterana da Baviera. Desde 1936 atuou
como Repetidor na Faculdade de Teologia da Universidade de Erlangen, como
repetidor cabia repassar com estudantes interessados os conteúdos ministrados
nas aulas dos professores-catedráticos. Tendo a oportunidade de dedicar-se a
estudos, acadêmicos mais profundos.
Lecionou nas
Universidades de Gottingen, Erlangen e no ano se 1949 passou a residir em
Hamburgo, fazendo parte do primeiro corpo docente da Faculdade de Teologia da
Universidade de Hamburgo, atuando 20 anos.
Em 1950 casou-se com
Dora Schlatter, neta do exegeta Adolf Schlatter. Deste matrimonio nasceram duas
filhas.
Faleceu no dia 21 de
dezembro de 1973 no auge de sua produção teológica, devido a um enfarto.
Escreveu o texto Cristianismo e Judaísmo, no primeiro e segundo século e foi
publicado em 1954. Sua principal obra é o livro Teologia do Novo
Testamento, que foi traduzido para o português.
George
Eldon Ladd
George Eldon Ladd
(1911-1982) teólogo do Novo Testamento evangélico e professor de exegese do
Novo Testamento e teologia no Seminário Teológico Fuller em Pasadena,
Califórnia. Principal obra de Ladd, Teologia do Novo Testamento, 1974.
Ladd se converteu ao cristianismo em 1929. Em 1933 foi ordenado pela Convenção Batista do Norte (agora Batista Americana) e pastoreou três congregações. Ladd ensinou no Gordon College. Fez o Bacharel em Teologia pelo Gordon College (1933) em seguida, passou dois anos na Universidade de Boston antes de se matricular na Universidade de Harvard, onde foi supervisionado por Henry J. Cadbury e recebeu seu PhD em grego bíblico e patrístico, em 1949. Juntou-se ao corpo docente do Seminário Teológico Fuller em Pasadena, CA em 1950 onde permaneceu durante trinta anos de sua carreira acadêmica. Ladd teve um derrame em 1980, e morreu em 1982.
Ladd se converteu ao cristianismo em 1929. Em 1933 foi ordenado pela Convenção Batista do Norte (agora Batista Americana) e pastoreou três congregações. Ladd ensinou no Gordon College. Fez o Bacharel em Teologia pelo Gordon College (1933) em seguida, passou dois anos na Universidade de Boston antes de se matricular na Universidade de Harvard, onde foi supervisionado por Henry J. Cadbury e recebeu seu PhD em grego bíblico e patrístico, em 1949. Juntou-se ao corpo docente do Seminário Teológico Fuller em Pasadena, CA em 1950 onde permaneceu durante trinta anos de sua carreira acadêmica. Ladd teve um derrame em 1980, e morreu em 1982.
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