quinta-feira, 29 de outubro de 2015

281 - Entre os dois testamentos: história e religião na época do segundo templo Johann Maier


Com o objetivo de estimular tanto a teologia bíblica como a teologia sistemática a uma valorização mais intensa, porém livre de unilateralidades teológicas do judaísmo intertestamentário, a presente obra é uma introdução ao judaísmo da época do Segundo Templo. Período que se estende de fins do século VI a.C. a 72 d.C., e que é assinalado por fenômenos importantes, tais como a formação do judaísmo, o estabelecimento do cânon das Escrituras hebraicas e o desenvolvimento do cristianismo primitivo. Após uma introdução, em que aborda algumas questões fundamentais, o autor trata o período pérsico, como base para o tempo helenístico-romano, e apresenta a situação linguística. A fim de dar ao leitor uma idéia da quantidade e da variedade das fontes, enumera os textos, refere uma relação bibliográfica de estudos importantes do ponto de vista da história das religiões e esboça os temas e objetivos dessas fontes, com que se pode obter uma primeira impressão das questões religiosas que movimentaram essa época. Em seguida descreve os acontecimentos históricos do tempo helenístico-romano, delineia os traços fundamentais, os grupos e as diversas correntes e tendências da religião judaica e faz referências às ligações do nascente cristianismo com o ambiente judaico. O conhecimento desse período é indispensável para a compreensão do Antigo e do Novo Testamento. Compreensão que só pode ser proveitosa se tomarmos conhecimento da chamada literatura intertestamentária, à qual pertencem também os chamados escritos deuterocanônicos, acrescentados à Bíblia hebraica. À primeira vista, o tamanho da obra e a extensão da bibliografia podem talvez parecer excessivos, isso, porém, explica-se pelo fato de quase meio milênio de história do judaísmo ser tratado em um só volume.
Obra excelente!
Loyola
P. 335

  
Johann Maier, nascido em 1933, estudioso austríaco do judaísmo, fez seu doutorado em judaísmo na Universidade de Viena. Foi o fundador e diretor por trinta anos do Instituto de Estudos Judaicos Martin Buber da Universidade de Colônia. Se aposentou em 1996. Ensinou judaísmo na Universidade de Berlim, 1963 e na Universidade de Frankfurt, 1969.








Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.