quarta-feira, 18 de maio de 2016

329 - Livros de Jürgen Moltmann

Às vésperas da quarta visita de Moltmann ao Brasil, público aqui uma breve apresentação de todos os livros do renomado teólogo alemão traduzidos para o português.


Jürgen Moltmann, teólogo protestante alemão, é talvez a figura mais importante da teologia cristã atual. Possui obras sobre os principais temas da teologia. Ficou conhecido pelo livro Teologia da Esperança e pelo Deus Crucificado. Toda sua teologia se fundamenta sobre uma dura experiência pessoal de prisioneiro de guerra em campos de concentração e sobre o diálogo com as ciências que têm a ver com a terra e a vida o que lhe permitiu elaborar uma profunda visão ecológica.
Toda teologia de Moltmann revela um explicito interesse prático. Visa ajudar as pessoas a assumirem o caminho de Jesus para resgatar a própria humanidade, solidarizar-se com todos os sofredores e fazer avançar a inauguração do novo céu e da nova terra.


Teologia da Esperança: Estudo sobre fundamentos e as consequências de uma escatologia cristã
Este livro fez seu próprio caminho pelo mundo. Ele foi traduzido em vários idiomas e repetidamente reeditado. A Teologia da Esperança foi discutida em numerosos periódicos teológicos e não teológicos, cristãos e não cristãos. Ela deu sua contribuição para que o labor teológico se orientasse para a história do Deus da esperança.
Pg. 469
Teológica
Paulus


Experiências de reflexão teológica: caminhos e formas da teologia cristã
A teologia como função do reino de Deus no mundo se desenvolve na esfera pública como theologia publica. Ela participa da res publica da sociedade com a qual se compromete critica e profeticamente na profeticamente na perspectiva do reino de Deus que vem. Os desafios da vida política, cultural, econômica e ecológica da sociedade, hoje, no diálogo com as diferentes concepções de mundos e as religiões, constituem o horizonte da Theologia Publica querem ser uma contribuição para a relevância pública da teologia.
Pg. 296
Unisinos


Trindade e Reino de Deus

Trindade e Reino de Deus para além da teologia trinitária tradicional apresenta uma proposta inovadora para o estudo da Trindade, segundo um “sistema aberto” de reflexão teológica. Defende que os conceitos tradicionais são renováveis e abertos a novas interpretações, assim configura-os numa doutrina trinitária conscientemente social. Por ter um enfoque universal oferece propostas para uma superação de cismas eclesiais e teológicos fixados desde séculos.
Pg. 224
Vozes



Ética da Esperança
A presente obra é esperada há muito tempo. Nela Jürgen Moltmann mostra, na perspectiva da teologia da esperança, como se entrelaçam os pontos de vista éticos, os juízos éticos e o agir concreto.
Após um capítulo fundamental sobre a relação entre escatologia e ética, seguem-se três passos: Moltmann indaga por uma ética da vida que se diferencia de uma ética da morte, por uma ética da terra em face dos desafios ecológicos da atualidade e, finalmente, por uma ética da justiça em face das crescentes disparidades sociais e globais na convivência social. 
Pg. 320
Vozes



A Igreja no Poder do Espírito
Este livro deseja servir á orientação da Igreja. As rápidas mudanças de situações externas, progresso revolucionários nas ciências e nas técnicas, e ao mesmo tempo as crescentes ameaças em conflitos sociais, militares e ecológicos infundiram em muitas pessoas de nossa sociedade a sensação de uma insegurança generalizada. Não é por nada que, hoje em dia, todo mundo sinta uma profunda "desorientação". Todo mundo fala de crises, seja elas a crise petróleo ou crises psicológicas e espirituais. A instabilidade cresce, exterior e interiormente. Os sistemas políticos econômicos, éticos e religiosos são mais vulneráveis do que muitos pensavam. Por isto cresce também a necessidade de segurança em todas as áreas. As igrejas não ficam isentas dessa desorientação e insegurança generalizadas. Membros de comunidades questionam criticamente o sentido do culto e perguntam ceticamente pelo sentido das reformas do culto. Pastores, lideranças eclesiásticas e sínodos discutem as crises que estão percebendo e suas próprias crises.
Pg. 463
Academia Cristã



No Fim, o Início - Breve Tratado sobre a Esperança
Jürgen Moltmann coloca no centro deste pequeno tratado da esperança os três inícios de nossa vida: nascimento, renascimento, ressurreição. A primeira parte é dedicada à reflexão sobre o milagre do início da vida. Na segunda parte o autor se interroga sobre a esperança que torna possível a vida na realidade fragmentária da existência, apesar do fracasso dos projetos de vida e diante da própria culpa. Molttman destaca assim as chamadas "últimas coisas", não como discurso teológico abstrato, mas como discurso especificamente direcionado para a vida humana individual. 
Pg. 205
Loyola


O Futuro da Criação
Jürgen Moltmann e Levy Bastos nos oferecem, neste livro, uma reflexão teológica consistente - e, ao mesmo tempo, clara - sobre o mundo atual. Falam da criação, suas lutas e sua destinação para a vida, numa forma envolventemente cativante. O texto é fruto de uma bela história. Uma amizade iniciada em 1993 na universidade de Tübingen, quando Moltmann era docente de teologia sistemática e Levy Bastos, seu aluno. Pensando em sua terceira vinda ao Brasil, Moltmann preparou as conferências aqui publicadas. 
A estas, somaram-se as reflexões (segunda parte deste livro) que Bastos desenvolveu, desejando, por meio delas, apresentar traços da teologia do doutor da esperança. De um lado, reflexões de um teólogo maduro e sempre atual; Moltmann responde com propriedade às angustiosas questões do homem de hoje por justiça num mundo sem compaixão. De outro, pesquisa teológica séria que transborda os limites da academia; Bastos se revela aprendiz que compreende que o discípulo não deve reproduzir o pensamento de seu mestre; antes, refundi-lo em categorias atuais; nele se inspirar, sem dele, todavia, nunca depender.
Pg. 208
Mauad



Ciência e Sabedoria
O descobrimento da crise ecológica do meio ambiente, dos nossos semelhantes e da natureza da terra incentivou uma nova teologia da natureza e trouxe à luz uma nova espiritualidade da criação. Desde a juventude o autor foi fascinado pelo diálogo teológico com as ciências naturais. No entanto, na guerra e na prisão, teve experiências de vida e de morte e percebeu que as questões existenciais eram mais importantes que as científicas. Elas o levaram à teologia, sem jamais se esquecer da ciência. Mais tarde, aproveitou toda a oportunidade para dialogar, como teólogo, com cientistas naturais, leu as obras científicas mais importantes e procurou compreendê-las. Isso o convenceu de que os teólogos podem aprender algo sobre Deus não apenas com a Bíblia, mas também com o "livro da natureza". Como o que ele deseja é menos uma teologia especial e mais uma doutrina sapiencial geral, intitulou este livro de Ciência e Sabedoria. 
Pg. 247
Loyola


O Deus Crucificado: A Cruz de Cristo como Base e Crítica da Teologia Cristã
Um jeito diferente de fazer teologia... Quem se "aventurar" a ler os textos de Moltmann não encontrará uma estrutura teológica convencional. Ele não é um teólogo sistemático como os outros. Seu "Sistema" se construiu como uma metáfora da vida.
Pg. 428
Academia Cristã





O Caminho de Jesus Cristo
O livro - O caminho de Jesus Cristo é uma bem elaborada síntese das questões cristológicas contemporâneas. A figura de Jesus que emerge desta sua erudita reflexão e de um Jesus que assume a condição humana de sofrimento e opressão.
Como Messias enxuga lagrimas, encoraja desesperados e liberta oprimidos. Especial importância confere à ressurreição que a vê como uma revolução dentro da evolução. Tudo culmina com uma visão do Cristo cósmico que, como ressuscitado, fermenta toda a história, levando-a a sua culminância no Reino da Trindade.
Pg. 528
Academia Cristã


Há Esperança Para a Criação Ameaçada?
Qual é a contribuição que a teologia cristã pode dar para a superação da crise ecológica e humanitária que estamos vivendo? Este é o tema principal do ensaio escrito por dois dos mais eminentes teólogos atuais, um de tradição católica – Boff – e outro de tradição protestante – Moltmann. Em sua contribuição, J. Moltmann apresenta os caminhos e descaminhos que a reflexão teológica passou para que pudéssemos chegar ao “estado atual das coisas” e sinaliza as novas abordagens que estão surgindo e trazem esperança, entre outras, com a teologia natural. L. Boff, em seu turno, apresenta as virtudes necessárias para superar a crise ecológica tendo em vista, principalmente, fomentar práticas alternativas.
Pg. 104
Vozes


O Espirito Da Vida
A pneumatologia de Moltmann é um convite a nos abrirmos às experiências do Espírito vivificante e dizer sim à vida, a superar os perigos que nos ameaçam de todos os lados e a renascer pela regeneração no Espírito. Este livro, segundo o próprio autor, transformou-se numa viagem de descoberta para uma terra desconhecida. 
 Vozes






A Fonte da vida - O Espírito Santo e a teologia da vida
Em linguagem clara e compreensível, esta obra expõe as linhas fundamentais de ensino sobre o Espírito Santo. O Espírito Santo é a força da vida nova, o corpo e a alma, o Espírito e o sentido dos viventes. Nele experimentamos a presença de Deus, a comunidade entre as pessoas e a comunidade entre as pessoas e as outras formas de vida na Terra.
Pg. 152
Loyola




A vinda de Deus: escatologia cristã
A teologia como função do reino de Deus no mundo se desenvolve na esfera pública com theologia publica. Ela participa da res publica da sociedade com a qual se compromete critica e profeticamente na prospectiva do reino de Deus que vem. Os desafios da vida política, cultural, econômica e ecológica da sociedade, hoje, no diálogo com as diferentes concepções de mundo e as religiões, constituem o horizonte da theologia publica.
Pg. 374
Unisinos



Vida Esperança e Justiça: um testemunho teológico para a América Latina
Reflexões inéditas. Um balanço das principais questões presentes na teologia de Jürgen Moltmann.
Pg. 101
Editeo








por
David Rubens

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.