segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

189 - N. T. Wright: Breve Biografia

Nicholas Thomas Wright (nascido em 01 de dezembro de 1948) um dos principais estudioso do Novo Testamento da atualidade. Professor e pesquisador do Novo Testamento e Cristianismo primitivo no Colégio de Santa Maria na Universidade de St Andrews, na Escócia.
N. T. Wright é um defensor importante de visões tradicionais sobre questões teológicas, incluindo a ressurreição corporal de Cristo e segunda vinda. No entanto, ele criticou a idéia de um arrebatamento literal. Wright esta também associado ao movimento da Nova Perspectiva sobre Paulo.
Em relação ao Jesus histórico, Wright segue a linha de reflexão de Albert Schweitzer (profunda escatologia), e vê com profundo ceticismo a teologia de William Wrede (famoso por sua tese sobre o Segredo Messiânico no Evangelho de Marcos) e as teses do Seminário Jesus. Em alguns aspectos, seus pontos de vista são semelhantes aos de estudiosos como E P Sanders e o menos conhecido Ben F. Meyer (a quem Wright chama de "o anônimo herói" estudioso do Novo Testamento). Wright diz que é um erro dizer que Jesus esperava a iminência do fim da história, como pensava Schweitzer, mas pensa que Jesus falou sobre o Reino de Deus como algo presente e futuro. Ele também defendeu uma crença literal na Segunda Vinda e à ressurreição dos mortos como central para o cristianismo. Wright ensinou durante vinte anos na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e na Universidade McGill, no Canadá. Serviu a Igreja Anglicana por cinco anos, e bispo de Durham durante sete anos.


Eu creio. E agora?
Por que o caráter cristão é importante












Surpreendido pela esperança













O mal e a justiça de Deus
Mundo injusto, Deus justo?












Simplesmente cristão
Por que o cristianismo faz sentido












O Caminho do Peregrino













Os desafios de Jesus













Seguindo Jesus













A Ressurreição do Filho de Deus














Paulo - Novas Perspectivas













Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. N. T. Wright: Breve Biografiahttp://biblicoteologico.blogspot.com.br/2015/01/n-t-wright-breve-biografia.html Acesso em: _____________.

3 comentários:


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.