Karl Barth nasceu em
Basel, na Alemanha, em 10 de maio de 1886. Seu pai era teólogo Fritz Barth. Na
idade de dezesseis anos, Barth decidiu tornar-se teólogo, e em 1904 (aos
dezoito anos) começou seus estudos na Universidade de Berna, inicialmente,
recebeu instruções de seu pai. Barth estudou em algumas das melhores
instituições da Alemanha, Berlim, Tübingen e Marburgo, além de Berna. Barth
tornou-se um aprendiz de pastor em Genebra em 1909 e em seguida, pastor da vila
suíça Safenwil em 1911. Dedicou muito dos seus anos de vida a pregação. Durante
a década de 1920, Barth ensinou teologia na Universidade de Göttingen e,
posteriormente, na Universidade de Münster.
Embora suíço-alemão,
Karl Barth recusou ser intimidado pela tentativa nazista de dominar a vida
religiosa na Europa Central. Barth foi influência importante por trás da formação
da Igreja Confessional Alemã, que permaneceu fiel ao cristianismo ortodoxo e oposta
a Hitler. Depois da guerra, Barth continuou ensinando teologia, muitas vezes
nas ruínas das universidades alemãs bombardeadas. Suas pregações, escritos e
ensinamentos causaram enorme impacto na Europa e nos Estados Unidos. Suas
conferências e caráter inspiraram esperança em uma sociedade despedaçada e
desanimada. Para Barth, os horrores da guerra só podiam ser entendidos em
termos de pecado e em necessidade de redenção, e não da ignorância e cm
necessidade de conhecimento, como ensinava o liberalismo clássico. A humanidade
podia ter esperança, mas só com base na obra de Cristo na cruz.
A contribuição mais importante
de Karl Barth para o pensamento cristão foi uma restauração de uma teologia
centrada em Deus baseada na revelação divina da Palavra de Deus em Cristo,
Escritura e pregação. Na opinião de muitos historiadores da Igreja, Karl Barth
é o teólogo protestante mais importante do século XX. A obra mais famosa de
Barth foi “Comentário aos Romanos” e, “Dogmática da Igreja”, um trabalho de
quatorze volumes que ele continuou a desenvolver ao longo de sua vida e que
permaneceu incompleto na sua morte.
Embora Barth tivesse
sido atraído pelo liberalismo protestante clássico no início da carreira, suas experiências
como pastor jovem de 1911 a l 921 levou-o a inverter sua posição teológica. A
rejeição de Barth do liberalismo e seu otimismo alegre sobre a natureza humana
foi somente aprofundada pelo imenso sofrimento da Primeira Guerra Mundial
(1914-1918). Significativamente influenciado pelos escritos de Martinho Lutero,
Barth voltou-se à revelação divina da Escritura em busca da verdade. Diferente
do liberalismo protestante, que via a Escritura nada mais que sabedoria humana
e literatura bonita, Barth enfatizou que a Escritura continha a revelação de um
Deus todo poderoso e transcendente.
Barth suspeitava das
habilidades da razão humana, e enfatizava a necessidade de o Espírito Santo tornar
as palavras da Escritura em valor espiritual. Junto com outros teólogos,
especificamente Emil Brunner e os americanos Reinhold e Richard Niebuhr, Karl
Barth enunciou habilmente as doutrinas cristãs tradicionais. Através do
trabalho deles, doutrinas cristãs essenciais, como a realidade do pecado e a
separação de Deus, a importância da redenção em Cristo e a convicção em um Deus
transcendente, recuperaram credibilidade acadêmica. Karl Barth morreu em 10 de
dezembro de 1968.
Livros de Karl Barth em Português:
Coleção
Karl Barth
Batismo
em diferentes visões Karl Barth Oscar Cullmann
Introdução
a Teologia Evangélica
A
Proclamação do Evangelho
Carta
aos Romanos
Chamado
ao Discipulado
Credo,
Comentário ao Credo Apostólico
Dádiva
e Louvo
Esboço
de uma Dogmática
Fé
em busca de compreensão
O
Pai nosso, a oração que Jesus ensinou aos seus discípulos
Palavra
de Deus, Palavra do Homem
Revelação
de Deus como sublimação da religião
Senhor ouve nossa oração
Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Karl Barth: teólogo mais importante do século XX. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/2015/01/karl-barth-teologo-mais-importante-do.html. Acesso em: _____________.
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