domingo, 11 de janeiro de 2015

195 - Adolf Harnack (1851-1930)

Historiador e teólogo da chamada “escola liberal” alemã. Depois de ter passado por várias universidades, exerceu o magistério na Universidade de Berlim de 1889 a 1921. Considerado o melhor especialista de sua época em temas patrísticos do período anterior a Nicéia (325), provocou a oposição de grande parte das Igrejas cristãs por sua interpretação dos evangelhos, da figura de Jesus, assim como do dogma e da moral cristã.
A obra mais volumosa de Harnack é a História do dogma (1886-1889). Seus três volumes originais cobrem a história do cristianismo desde as origens até depois da Reforma. Nela expõe suas teorias sobre a história do cristianismo:
a) O evangelho foi corrompido pela influência da filosofia grega, e mais concretamente pela “helenização” subsequente.
b) A religião simples de Cristo foi trocada por Paulo em “religião sobre Cristo”.
c) Essa religião sobre Cristo sofreu uma transformação ulterior no dogma da Encarnação do Filho de Deus.
Harnack resumiu seu pensamento sobre o cristianismo numa série de conferências populares que se publicaram depois com o título de A essência do cristianismo (1898-1900).
Do ponto de vista histórico, Harnack estuda a figura de Cristo e sua mensagem. Distingue o medular do evangelho e o acrescido ao longo do tempo. Resume a essência do evangelho nestes pontos:
a) Cristo anunciou o Reino de Deus e sua vinda.
b) Deus é Pai.
c) O mandamento do amor constitui a suprema lei e santidade.
Tudo o mais não é essencial à mensagem do Evangelho é “um adendo da história”. Tal é, por exemplo, a poluição do evangelho pela filosofia grega, a asfixia da liberdade evangélica pelo legalismo eclesiástico e a fossilização da mensagem viva num dogma imutável. Porém, apesar de tudo, a doutrina do evangelho continua viva e chega até nós.
Foi enorme a influência de Harnack na “escola liberal” e em geral no mundo científico leigo. Popularizou a imagem do Jesus histórico desprovido de todo halo sobrenatural e fez da teologia uma simples narração histórica.







Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.

RUBENS, David. Adolf Harnack (1851-1930) http://biblicoteologico.blogspot.com.br/2015/01/adolf-harnack-1851-1930.html. Acesso em: _____________.




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.