quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

191 - John A. T. Robinson: Deus, profundidade e fundamento de todo ser

John Arthur Thomas Robinson (16 de Maio, 1919 – 5 Dezembro, 1983) foi um estudioso Inglês do Novo Testamento e bispo Anglicana de Woolwich. Foi professor no Trinity College, Cambridge. J. A. T. Robinson foi considerado uma grande força na formação da teologia cristã liberal junto com o teólogo Harvey Cox de Harvard. Robinson liderou com William Barclay a área da Teologia Secular, ele acreditava na salvação universal.
Seu livro Honesto com Deus causou polêmica, já que exortou os cristãos a ver Deus como "Ser na Terra", e não como um ser sobrenatural "lá fora". Em seus livros posteriores, ele defendeu as datas iniciais e autoria apostólica dos evangelhos.
Robinson escreveu vários livros notáveis, a principal contribuição para a formação da teologia de Robinson foram os livros de Rudolf Bultmann, Paul Tillich e Dietrich Bonhoeffer, que Robinson tentou sintetizar em sua obra.

Robinson propôs abandonar a noção de Deus “lá fora”, existindo em algum lugar como um “supremo cósmico”, em seu lugar, ele ofereceu uma reinterpretação de Deus como “Amor”. Robinson segue a afirmação de Paul Tillich de que Deus é o “chão de todo o ser”. 

Um Deus Diferente: Honest to God











                                  Pesquisa em torno de Deus












Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. John A. T. Robinson: Deus, profundidade e fundamento de todo serhttp://biblicoteologico.blogspot.com.br/2015/01/john-t-robinson-deus-profundidade-e.html. Acesso em: _____________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.