segunda-feira, 16 de maio de 2016

328 - Arqueologia das terras da Bíblia II: Entrevista com os arqueólogos Israel Finkelstein e Amihai Mazar. Autor: José Ademar Kaefer

Arqueologia das terras da Bíblia II - entrevista com os arqueólogos Israel Finkelstein e Amihai MazarEste livro é fruto do trabalho do grupo de pesquisa “Arqueologia do Antigo Oriente Próximo”,1 que já há vários anos vem pesquisando os sítios arqueológicos das terras da Bíblia. O objetivo da pesquisa é trazer ao público da América Latina as recentes escavações e descobertas feitas nesses sítios, os quais são em sua grande parte cidades mencionadas na Bíblia, e assim enriquecer o estudo bíblico, unindo Bíblia e arqueologia. O livro é, portanto, continuação do nosso primeiro livro, Arqueologia das terras da Bíblia, com a diferença de que aqui buscamos desenvolver um tema específico a partir dos sítios estudados. Esse tema é essencialmente o desenvolvimento de Israel Norte. A pesquisa foi enriquecida com uma viagem de estudos aos sítios arqueológicos pesquisados, da qual participaram estudantes e professores de Bíblia. Em boa parte da viagem ficamos hospedados em hotéis palestinos, como em Belém. A finalidade era, além dos melhores preços, solidarizar-nos com o povo palestino e obter uma visão mais heterogênea da região. Acompanhou-nos nessa viagem a Verbo Filmes, a fim de registrar os locais pesquisados e oferecer material visual aos leitores. O resultado foi o terceiro vídeo do que aos poucos está se tornando uma série: Arqueologia Bíblica III (www.verbofilmes.org.br). 

O livro está dividido em três partes:
- A primeira apresenta um breve resumo das escavações recentes e suas descobertas nos principais sítios arqueológicos abordados no primeiro livro. 
- A segunda mostra o estudo de novos sítios, todos eles relacionados de uma ou outra forma a Israel Norte. São eles: Tel Jezreel, Rehov, Pella, Dã, Kuntillet ‘Ajrud e Khirbet Qeiyafa. 
- A terceira parte traz duas longas entrevistas com dois dos mais importantes arqueólogos da atualidade no mundo da Bíblia: Amihai Mazar e Israel Finkelstein. A primeira entrevista foi realizada na Universidade Hebraica de Jerusalém, e a segunda no Departamento de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv.



 José Ademar Kaefer

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.