quarta-feira, 21 de outubro de 2015

278 - Thomas Römer: Pentateuco; História Deuteronomista.


Thomas Römer: Bacharel em Teologia, Universidade de Heidelberg, Alemanha, 1980. Doutorado em Teologia, Universidade de Genebra, Suíça, 1988. Vice-presidente do grupo de investigação bíblica (França). Co-diretor do comitê “história deuteronomista”. Professor da Faculdade de Teologia e Estudos Religiosos da Universidade de Lausanne. Áreas de pesquisa: A formação do Pentateuco; A posição histórica, sociológica e ideológica do judaísmo no período persa. Estudo das várias tradições que compõem a primeira parte da Bíblia hebraica. A historiografia deuteronomista; Condições de estudo e eras que produziu a primeira obra historiográfica da Bíblia hebraica. O Livro dos Números; Estudo literário e histórico do quarto livro do Pentateuco. O livro de Josué; Estudo literário e histórico. Prêmios e Reconhecimentos: Vencedor do prêmio de melhor papel no campo de estudos judaicos 1992. Desde 2007, professor de Bíblia no College de France, Paris.


A Chamada História Deuteronomista: Introdução Sociológica, Histórica e Literária
Trata-se de um estudo sobre a assim chamada “História Deuteronomista”, que abrange os livros de Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2Reis. Na Bíblia Hebraica são chamados “Profetas Anteriores” e nas versões modernas são enumerados entre os livros “históricos”.
Estamos diante de uma introdução de caráter sociológico, histórico e literário, como é especificado no subtítulo da obra.
Pg. 208




Antigo Testamento - História, Escritura e Teologia
Este é um livro que reúne alguns do maiores especialistas em Antigo Testamento e propõem um introdução a cada livro da Escritura, obedecendo à estrutura: Plano e conteúdo, exame do meio histórico de produção, perspectivas de interpretação e indicação bibliográfica. Esta obra de referência servirá a todas as pessoas comprometidas com a leitura rigorosa do Antigo Testamento, seja como instrumento de trabalho ou como programa de formação.
Pg. 848











David Rubens

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.