segunda-feira, 12 de outubro de 2015

272 - Norman K. Gottwald. Interpretação do Antigo Testamento

Norman K. Gottwald
Professor Emérito de Estudos Bíblicos do Seminário Teológico de Nova York. Conhecido por seu trabalho pioneiro no desenvolvimento e aplicação de métodos sociológicos e antropológicos no estudo da Bíblia hebraica. De especial interesse são os seus pontos de vista sobre a controversa questão da emergência de Israel em Canaã. Durante anos os estudiosos têm debatido se Israel possuíram a terra por meio de conquista ou por infiltração pacífica. Recentemente Gottwald desenvolveu uma terceira opinião de que Israel emergiu em Canaã, como resultado de uma "revolta dos camponeses" por uma subclasse Cananéia. Alguns aspectos de sua teoria têm sido amplamente defendida pelos principais estudiosos.



As tribos de Iahweh: Uma sociologia da religião de Israel liberto

Usando métodos e conclusões da sociologia e da antropologia, o autor foi capaz de formular modelos alternativos prováveis do tribalismo israelita, visto como um todo estrutural-funcional. O resultado a que o autor chegou é um modelo do primitivo Israel como um movimento de retribalização que conseguiu autonomia dentro da sociedade cananeia. E o distintivo da contra-sociedade israelita era uma forma igualitária de organização sócio política e de uma produção econômica escolhida pelos segmentos da população local que revolucionou a ordem do Estado sob a qual estava sujeita. Essa retribalização como uma contra-sociedade lança uma luz sobre a religião de Javé como um lugar de realidades ideológicas e organizacionais que reforçam o movimento igualitário social. É um livro que dá notável contribuição à teologia da libertação.
Pg. 944


Adicionar legenda
Introdução Socioliterária à Bíblia hebraica

Dentro da crítica literária mais recente levo em consideração suas diver­sas formas, a saber, a Bíblia como literatura, crítica retórica e estilística e análise estrutural. Dentro da crítica social científica dou atenção àqueles aspectos do método antropológico e sociológico e da teoria que se tornaram os mais cru­ciais para os estudos bíblicos, e também aponto o seu rendimento atual numa compreensão ampliativa da organização social bíblica e da história social. Crí­tica das redações e diversos tipos de crítica canônica, que não estão claramente na categoria de importantes paradigmas literários novos ou das ciências so­ciais, mostram-se também serem importantes contribuintes para a atual excitação multifacética dos estudos bíblicos.
Gottwald 
Pg. 639




 David Rubens

Um comentário:

  1. Interessante, e na verdade a corrente atual de pesquisa aponta que as origens dos estados de Israel e Judá estão edentro da própria região de Canaan, com a diferença de que Javé não é um deus de origem canaanita

    ResponderExcluir


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.