segunda-feira, 12 de outubro de 2015

271 - Jean Louis Ska. Antigo Testamento; Pentateuco.


O Antigo Testamento

O sentido dos textos bíblicos nem sempre é de imediata compreensão. É necessária certa familiaridade com a linguagem, a cultura e a mentalidade do Oriente Médio antigo. Sem uma preparação adequada e um esforço necessário de compreensão, muitos desses textos permanecem obscuros. Por isso, o autor pretende oferecer um instrumento para a leitura deles, partindo de algumas perguntas muito simples: Que é o Antigo Testamento? Quem escreveu os livros da Bíblia? Quem foi encarregado de reuni-los? Quem fez a escolha deles e segundo quais critérios? Por que alguns livros ficaram de fora? Qual a ordem cronológica em que foram compostos? Biblista de renome, Jean-Louis Ska conclui essa viagem de descoberta do Antigo Testamento com as seguintes palavras: “Permanece, agora, uma única coisa a ser feita: escolher um volume, abri-lo, habituar-se com o seu perfume, com o seu rosto e a sua forma, para se fazer íntimo, como com um amigo. Cada livro é um mundo e um convite à aventura. Vale, também, para os livros bíblicos”.
Pg. 164
Paulus



Introdução à leitura do Pentateuco - Chaves para a interpretação dos cinco primeiros livros da Bíblia

Para estudar o Pentateuco, o autor serve-se do método histórico-crítico. Com esse instrumento, descreve-o em sua forma canônica atual. Percorre fontes, redações e autores a fim de saber dos elementos que o compõem. Apresenta um resumo da história da pesquisa e posiciona-se quanto aos problemas referidos, propondo soluções. Situa a formação do livro pós-exílio em seu quadro histórico e comenta sua relação com o Novo Testamento.
Pg. 304
Loyola



A Palavra de Deus nas narrativas dos homens

Este livro pretende encontrar um "caminho intermediário" e procura prover o leitor de alguns instrumentos indispensáveis para o conhecimento de tudo o que sucedeu no século passado no campo dos estudos da história bíblica, com certo senso crítico, curiosidade intelectual e espiritual e gratuidade.
Pg. 144
Loyola





Abraão e seus hóspedes - O patriarca e aqueles que creem no Deus único

Esta obra é consagrada a Abraão, personagem bíblico muitas vezes chamado de "pai de todos aqueles que creem". O primeiro capítulo descreve os traços mais salientes do Abraão bíblico. O segundo retrata o patriarca na tradição judaica. O terceiro trata do Novo Testamento. O quarto é consagrado ao islã, a religião que concede talvez mais importância a Abraão, uma vez que se define essencialmente como "religião de Abraão".

Pg. 144
Loyola



O Deus oleiro, dançarino e jardineiro

Quem se aproxima da Bíblia não corre o risco de ser moralista e sentimental quando tem de debater a verdade essencial da existência. Quem aprende a ler a Bíblia não tem dificuldade em entabular uma discussão sincera sobre os problemas de hoje. Um dos méritos da pedagogia bíblica é que as narrativas apresentam uma mensagem basilar sobre o destino de cada pessoa e de toda comunidade humana sob a forma de experiências a serem vividas e compartilhadas. A Bíblia continua a fascinar exatamente porque sua narrativa não se impõe antes se propõe, deixando amplo espaço para a liberdade. O poder de evocação das imagens e das figuras bíblicas, decorridos tantos séculos, em nada perdeu seu fascínio. As páginas deste livro têm o propósito de levar a gostar e apreciar, tanto quanto possível, o desafio do amor proposto pelas narrativas bíblicas na figura do Deus oleiro, do Deus diante do qual se dança, do Deus que passeia no jardim.
Pg. 72
Loyola




Jean Louis Ska (Arlon, 1946)  teólogo belga. Estudou filosofia em Namur (Bélgica), a teologia em Frankfurt (Alemanha) e exegese bíblica no Pontifício Instituto Bíblico de Roma, onde recebeu seu doutorado em Sagrada Escritura em 1984. Em 1964 ele entrou na Companhia de Jesus. Ele ministra cursos sobre o Pentateuco no Instituto Bíblico desde 1983.


David Rubens

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.