quinta-feira, 1 de outubro de 2015

264 - Livros de Osvaldo Luiz Ribeiro

Esboços de Teologia Crítica - Reflexões no Caminho da Superação da Teologia Clássica 
Com os textos deste livro, o leitor ou leitora terá acesso a um autor que é honesto, competente, crítico e impaciente. São reflexões a caminho, mas reflexões que gostariam de ver apressado o caminho para uma nova terra, ou um novo horizonte e espaço de práxis para a Teologia. O autor escreve na impaciência de ver chegar a Teologia, com suas marcas platônicas e medievais, no plano e nos desafios do século 21, de forma (totalmente) reconfigurada. Para mim são leituras desafiantes que questionam a zona de conforto do discurso religioso ou crente tradicional. Aliás, os textos de Osvaldo costumam indicar que procedem da pena de um autor competente, que está interessado primeiramente em dar satisfação à sua consciência e ao rigor do procedimento acadêmico.
14x21
Fonte Editorial


Provocações Facebookianas - Religião, Teologia e Coisas do Gênero
O leitor perceberá a seriedade e compromisso (e paixão) do Osvaldo - nas suas vidas familiares, acadêmicas, na produção de seus textos. Nessa proposta, nesse livro, ele conecta ao leitor uma proposta de voar - um termo associado ao tema fundamental da liberdade. Ao ler o 'Provocações Facebookianas', senti que ele me propôs a apresentar seu escrito como se ele emergisse ao final do dia, iluminando a noite, fazendo noite e dia, espaços(e tempo) de leitura-aprendizagem-um discurso que afeta, nos afeta. A palavra aprendizagem é a mais emergente, penso eu, após o leitor debruçar-se sobre o rico e provocativo texto. É muito difícil sair-se intacto dessas provocações advindas da Teologia!
14x21
Pg. 172



O que é Fé ? - Col. Teologia ao Alcance de Todos
Fé é uma palavra muito pequena, e, apesar disso, cabem nela muitos sentidos. Neste livro, tentei resumir todos eles em quatro fundamentais: fé enquanto ensino, fé enquanto encontro, fé enquanto encanto, fé enquanto entrega. Cada um desses sentidos comporta um universo diferente. Cada sentido relaciona-se com aspectos distintos da vida humana. Se confundidos - e o são - podem causar muita confusão. E, como na vida religiosa, confusão é muitas vezes sinônimo de sofrimento, vê-se desde logo como é importante distinguir os diversos tipos de fé, seus modos e jeitos, seus momentos, suas pertinências.
13x20
Mk Editora


Homo Faber - o Contexto daEm Gênesis 1:1-3
Ciente de que a recepção dos textos sagrados confere-lhes sentidos distanciados de seus contextos histórico-sociais, o autor compreende a função instrumental de Gênesis 1,1-3 em seu próprio tempo e lugar: o que é que os responsáveis pela sua redação e instrumentalização social estavam dizendo de fato quando compunham o mito? O que significava falar de 'criação'? O que, de fato, era a 'criação'? O que, de fato, se estava a criar? A resposta que o livro nos apresenta constitui uma ousada assertiva, se considerado o povo de Judá: a 'criação' é Jerusalém e seu conjunto geopolítico.
15x23
Pg. 192
Mauad




Osvaldo Luiz Ribeiro: Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória (2014). Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória (2011). Pós-doutorando em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Doutorado em Teologia (Bíblica - Antigo Testamento) pela PUC-Rio (2008). Bacharelado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná (2008).






David Rubensd Rubens

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.