sábado, 3 de outubro de 2015

266 - Israel Finkelstein. O reino esquecido: Arqueologia e história de Israel Norte

Apresentação
Nesse despertar de novos tempos da arqueologia tem um papel preponderante o arqueólogo Israel Finkelstein. Professor do Departamento de Arqueologia e Civilizações do Antigo Oriente Próximo da Universidade de Tel Aviv e diretor da expedição Meguido, Israel Finkelstein é um dos arqueólogos mais proeminentes da atualidade. Inicialmente se dedicou às escavações e estudos dos sítios arqueológicos do Planalto Central de Israel, como Gibeon, Silo, Siquém e Tersa. Um dos frutos desse estudo, além de diversos artigos, é o seu livro The Archaeology of the Israelite Settlement, publicado em 1988. A esse, seguiram-se dezenas de artigos e outros livros, entre eles o State Formation in Israel and Judah, publicado em 1999, onde Finkelstein avança na pesquisa dos sítios arqueológicos de Meguido, Samaria e Jezreel, para provar sua teoria de que, anteriormente a Judá, houve um maior desenvolvimento em Israel Norte, onde o clima é mais propício à agricultura e a planície é mais fértil que as montanhas e o deserto de Judá. Fatores esses que foram determinantes para o povoamento primeiro e maior no Norte.
José Ademar Kaefer



O reino esquecido: Arqueologia e história de Israel Norte
Israel Finkelstein

Embora Israel tenha sido dominante na maior parte do tempo em que os reinos de Israel e Judá coexistiram, ele permaneceu nas sombras de Judá, na Bíblia Hebraica e, por consequência, na atenção dos estudiosos modernos. Este livro apresenta a primeira história abrangente do Reino do Norte e a descrição da arqueologia do Norte de Israel desde a Idade do Bronze Tardio (em torno de 1350 a.C.) até a queda do reino em 720 a.C., e além. Ele conta a história do Reino do Norte, principalmente nas suas fases formativas. A narrativa é baseada na arqueologia e faz uso da pesquisa de campo mais atualizada, com a adição do que é conhecido dos textos do Antigo Oriente Próximo e bíblicos. Os trinta anos de trabalho de campo de Finkelstein em sítios relacionados ao Reino do Norte abriram caminho para uma nova compreensão da história e da arqueologia do antigo Israel.


16x23
Pg. 232
 2015


Introdução
Por que um livro sobre o Reino do Norte? Na primeira metade do século VIII a.C., Israel governou sobre a maior parte do território dos dois reinos hebreus (fig. 1) e sua população representava três quartos dos povos de Israel e Judá combinados (Broshi e Finkelstein, 1992). Israel foi mais forte do que Judá tanto militar quanto economicamente e, na primeira metade do século IX e primeira metade do século VIII – quase metade do tempo em que os dois reinos coexistiram – Israel dominou o Reino do Sul. Ainda assim, Israel ocultou-se sob as sombras de Judá, tanto na histórica contada na Bíblia Hebraica, quanto na atenção prestada pela academia moderna.


Perspectiva pessoal
Meu envolvimento no estudo do Reino do Norte deriva de diversos estágios de minha carreira como arqueólogo de campo. A intensa pesquisa que conduzi na região montanhosa do norte de Jerusalém nos anos 1980 trouxe à minha atenção a natureza especial das terras altas de uma perspectiva social e econômica (para um pano de fundo, veja Alt, 1925b; Marfoe, 1979). Isso também chamou minha atenção à intensidade da atividade de assentamentos nas áreas norte de Jerusalém na Idade do Ferro relativas ao território sul e à natureza cíclica e de longa-duração dos processos de assentamento nas terras altas (Finkelstein, 1995). Não é necessário dizer que o entendimento da história de assentamentos das terras altas nos termos da história cíclica permanece contrastando com um conceito principal de autores bíblicos (seguidos por muitos estudiosos modernos), nomeadamente, que o Antigo Israel foi um fenômeno único e que a história israelita foi naturalmente linear, da conquista à sedentarização, a um período de líderes carismáticos (juízes), à monarquia e à ascensão de reinos territoriais. Perceber isso também chamou minha atenção aos historiadores franceses dos Annales (p. ex., Bloch, 1952; Braudel, 1958), de acordo com quem processos de longa duração e desenvolvimentos interioranos não são menos influenciadores que acontecimentos importantes como campanhas militares ou assuntos nos corredores de poder no palácio e templo. Em suma, as pesquisas nas terras altas iluminaram processos históricos importantes, assim como a escassez de assentamentos na Idade do Bronze Posterior, a natureza da onda de assentamentos do Ferro I, a estabilidade da atividade de assentamentos na maior parte das áreas durante a Idade do Ferro opostamente a processos de abandono em uma área (no platô de Gabaon) no início do Ferro IIA e o declínio de assentamentos no sul da Samaria, depois da queda do Reino do Norte em 720 a.C.

Datas usadas no livro
Bronze Tardio III: século XII até cerca de 1130 a.C.
Ferro Antigo I: final do século XII e primeira metade do século XI a.C.
Ferro Tardio I: segunda metade do século XI e primeira metade do século X a.C.
Ferro Antigo II: últimas décadas do século X e início do século IX a.C.
Ferro Tardio IIA: restante do século IX e início do século VIII a.C.
Ferro IIB: restante do século VIII e início do século VII a.C.


Livro em Inglês
Archaeology and History of Northern Israel

Baixe grátis o livro completo em inglês:e-book-pdf










Outro Livro de Israel Finkelstein publicado no Brasil.

BÍBLIA NÃO TINHA RAZÃO

Em A Bíblia não tinha razão Israel Finkelstein e Neil Ascher Silberman recolocam o debate na perspectiva correta, construindo o que os outros cientistas já definiram como a mais profunda e elaborada síntese entre as Sagradas Escrituras e a arqueologia realizada no último meio século. Para chegar a esse resultado, os autores avaliam objetivamente as escavações e, de forma isenta, os documentos históricos das descobertas mais recentes, comparando-os apuradamente ao texto da Bíblia.
Editora: GIRAFA
14x21
Pg. 496







Seite oficial de Israel Finkelstein 


David Rubens




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.