Paul Johannes Osckar Tillich nasceu em
Starzeddel (atualmente Starosiedlle, Polônia), na antiga Prússia Oriental, em
20 de agosto de 1886. Filho de um pastor luterano, inclinou-se desde o início
para a Teologia tendo realizado a sua graduação em Berlim depois de ter passado
também por Halle e Tübingen. Foi nessa última cidade que ele começou a desenhar
o seu sistema. Em 1909 realiza os primeiros exames teológicos e é admitido
como aspirante ao ministério em Lichtenrade ao mesmo tempo em que prossegue
seus estudos em Filosofia, obtendo no ano seguinte o doutoramento pela
Universidade de Breslau. Entre 1911 a 1914 exerce o vicariato em Nauen e após a
ordenação é designado para Berlim como pregador assistente na Igreja do
Redentor no subúrbio berlinense de Moabit, ao mesmo tempo em que se licencia em
Teologia por Halle. Com a Primeira Guerra Mundial (agosto, 1914), segue como
capelão voluntário para o setor francês da Frente Ocidental. Ali, sentiu o
choque da destruição de todos os valores – sociais, culturais e religiosos – de
sua época, o fim o otimismo ingênuo e progressista da Europa burguesa.
No ano seguinte, em
Verdun, o jovem pastor sentiu que realmente o mundo teológico concebido pela
Teologia Liberal do século XIX já não poderia mais oferecer respostas factíveis
para as necessidades existenciais do homem moderno. Assim como em Barth, a
guerra causou um efeito moral e existencial devastador em Tillich, mas com contornos
infinitamente mais dramáticos.
Terminada a guerra, Paul Tillich que havia conseguido a sua habilitação em
Teologia pela Universidade de Halle, permitindo-o assim ingressar na carreira
universitária, torna-se livre docente na Universidade de Berlim onde atua de
1919 a 1924, sendo mais tarde designado para a Universidade de Marburgo a fim
de substituir o teólogo sistemático Rudolf Otto nessa disciplina. A experiência
embora curta (três semestres), foi no entanto muito profícua pois Marburgo
contava nessa época com uma equipe notável de docentes que incluía Martim
Heidegger na Faculdade de Filosofia e Rudolf Bultmann na Teologia, exercendo
ambos uma influência perene em seu fazer teológico e filosófico ao longo dos
anos seguintes. De 1925 a 1929 vai para a Saxônia onde trabalha como professor
de Ciências da Religião na Escola Técnica Superior da Saxônia em Dresden e como
professor extraordinário de Filosofia da Religião e da Cultura na Universidade
de Leipzig. Nesse último ano vai para Frankfurt-sobre-Meno onde, desta vez como
catedrático, atua como docente em Filosofia e Sociologia da universidade local. Com a chegada dos
nazistas ao poder, Tillich é demitido do sistema universitário, ainda teve a
desagradável experiência de ver um dos seus livros, A Decisão Socialista, ser queimado em público pelos nazistas em
1933, vai então para os EUA onde atua no Union Theological Seminary de Nova
York (como leiturer de 1933 a 1937, passando depois a Associate Professor de
1937 a 1940, e finalmente para a docência plena de 1940 a 1955), ao mesmo tempo
em que leciona (1933-1934) na Universidade de Colúmbia, também em Nova York.
Cidadão norte-americano desde 1940, em 1955 aceita o convite para lecionar em
Harvard onde permanece até 1962 quando se transfere para a Faculdade Teológica
Federada de Chicago, onde a morte o surpreende ainda no exercício de suas
funções docentes, em 22 de outubro de 1965.
Teologia Sistemática
Este livro de Tillich é
a compilação dos três volumes correspondentes ao conjunto do seu trabalho
sistemático, tratando das questões básicas do ser, da existência e da
vida.
"Certamente os três volumes de minha Teologia
Sistemática não teriam sido escritos se eu não estivesse convicto de que o
evento que deu origem ao cristianismo possui um significado central para toda a
humanidade tanto antes como depois dele. Mas o modo como se pode compreender e
receber este evento muda com a transformação das condições em cada período histórico.
Por outro lado, esta obra tampouco teria sido escrita, se eu não tivesse tentado,
durante a maior parte da minha vida, penetrar no significado dos símbolos
cristãos, que se tornaram cada vez mais problemáticos no contexto cultural do
nosso tempo. Como a cisão entre uma fé inaceitável para a cultura e uma cultura
inaceitável para a fé era inaceitável para mim, a única alternativa foi tentar
interpretar os símbolos da fé com expressões de nossa própria cultura. O
resultado desta tentativa são os três volumes da Teologia Sistemática" (Da
Introdução ao volume 3).
O pensamento de
Tillich sempre se deu na fronteira, como ele mesmo descreve. Esta fronteira
significa o espaço-limite entre as disciplinas, mas também a interface fecunda
entre as mesmas. Trata-se de um pensamento rico e complexo, multi e
interdisciplinar, e que já antecipa surpreendentemente muito da atual discussão
sobre inter e transdisciplinaridade. Seu sistema das Ciências (1923) tenta
organizar o conjunto das disciplinas científicas de uma forma inovadora e criativa.
Sua Teologia sistemática apresenta uma imensa e complexa trama contendo uma
interpretação abrangente e transdisciplinar da realidade vista como um todo. O
livro é uma revisão completa da antiga tradução portuguesa da Teologia
Sistemática de Paul Tilluch. Várias inadequações, tanto de tradução como de
revisão editorial, tornaram premente uma nova edição totalmente revisada
desta que é uma das principais obras teológicas da história do cristianismo (Do
Prefácio à nova edição portuguesa).
Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Paul Tillich. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/2014/10/paul-tillich.html. Acesso em: _____________.
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