terça-feira, 15 de maio de 2018

415 - O rei, o profeta e a mulher - Olhares sobre os primeiros reis de Israel. André Wénin.


Loyola, Lançamento 2018

Quem não ouviu falar dos primeiros grandes reis de Israel? Saul, personagem trágico Davi, figura do valente e do valoroso, mas que não hesita em mandar matar um fiel soldado para tomar-lhe a mulher, Betsabé Salomão, famoso por sua sabedoria, mas cujo reinado se conclui na ambiguidade, prelúdio da divisão do reino.
Neste livro propõe-se uma leitura dos textos bíblicos dedicados aos inícios da realeza em Israel, valorizando o papel da ficção no estudo das narrativas de aparência histórica, pois, quando se trata de desvelar o verdadeiro do humano que está em jogo nos acontecimentos da história, a ficção é infinitamente mais pertinente que o relatório de fatos singulares.
O autor salienta não apenas o papel determinante dos profetas nessas histórias de eleição, poder e inveja, mas também o lugar que nelas assumem as mulheres, desde as que entoam um refrão de louvor a Davi até Betsabé, que apoiará seu filho, Salomão, quando de sua ascensão ao trono.



André Wénin é biblista. Ensina exegese do Antigo Testamento e hebraico na Universidade Católica de Louvain e teologia bíblica na Universidade Gregoriana de Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.