quarta-feira, 7 de novembro de 2018

437 - Salvação para todos (A) - A fé cristã em W. Pannenberg. Romildo Henriques Pinas



Não há como falar de revelação e salvação sem considerar a história humana. Deus sempre se serve de mediação para se revelar revela-se plenamente em Jesus Cristo, que vive concretamente no mundo, na história. A grande novidade do evento Jesus Cristo é que a salvação não é um dom para poucos, como pensava o povo hebreu (povo escolhido). Em Jesus, ela é um dom para todos. A salvação apresentada por Jesus Cristo é universal, e cabe a cada um livremente responder a ela com um ato de fé. Na vivência da fé eclesial renovamos nossa esperança e nossa certeza já antecipadas do Reino de Deus.
A presente obra expõe a reflexão teológica de Wolfhart Pannenberg em perspectiva antropológico-histórica. De cunho mais filosófico, a primeira parte desenvolve vários aspectos da antropologia teológica desse autor. A abordagem antropológica apresenta uma leitura integrada do ser humano, superando assim o dualismo dos pensamentos platônico e moderno. O enfoque do ser humano de forma integral conjuga-se com o conteúdo bíblico, lançando bases para a segunda parte da obra, que trata de forma mais específica da salvação humana revelada em Jesus Cristo.

P. 224.
Loyola

Romildo Henriques Pinas
Graduado e pós-graduado em filosofia pela PUC/MG, bacharelou-se em teologia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino, em Belo Horizonte. Fez mestrado em teologia sistemática na PUC/Rio. Trabalhou durante vários anos nas obras sociais dos salesianos da Inspetoria São João Bosco, de Belo Horizonte. Atualmente leciona antropologia teológica e teologia fundamental na Faculdade de Teologia da UNISAL (SP) e colabora na formação dos estudantes de teologia dos salesianos do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.