sexta-feira, 29 de março de 2019

453 - Milton Schwantes pregou na Basílica Nacional de Aparecida.

Registro Histórico



Em outubro de 2005, o Dr. Milton Schwantes, pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, pregou na novena de Nossa Senhora Aparecida na Basílica Nacional de Aparecida, em função da Campanha da Fraternidade ecumênica: “Felizes os que promovem a paz”.
A pregação foi sobre Romanos 12. 3-5, o texto afirma que todos são partes integrantes do corpo de Cristo e devem viver em harmonia.




Pela primeira vez, o Santuário Nacional de Aparecida abriu espaço para que um pastor fizesse uma pregação na Basílica Nacional, no momento que antecedia as festividades do dia 12 de outubro, Dia da Padroeira.
A abertura para um pregador não católico foi feita pela administração da Basílica Nacional com o objetivo de se praticar o ecumenismo em favor da paz, que foi o lema da Campanha da Fraternidade do ano de 2005, “Felizes os que promovem a Paz”.
Segundo o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Joércio Gonçalves Pereira, a proposta da pregação foi incentivar o ecumenismo e a união entre as igrejas para a promoção da paz.
“O pastor ficou muito contente com o convite para participar do terceiro dia da novena, que tem como tema Por Jesus, com Maria, semeamos a paz entre as igrejas”, disse o padre Joércio.
A maioria dos participantes da novena aprovou a inciativa da Basílica de convidar um pastor para fazer a pregação durante a novena.
A aposentada Maria Etelvina Ferreira, 56 anos, de Potim, que está participou da novena na Basílica Nacional, disse que a visita do pastor demonstra a união entre as religiões para uma cultura de paz, entre pessoas que professam cultos diferentes. “Cristo é o símbolo do amor, da união entre Deus e os homens e por isso temos que praticar o ecumenismo, respeitar as outras religiões e credos”, afirmou.
Segundo o arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, a igreja Luterana é uma das integrantes do Conic (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs) da qual também participam as igrejas Católica, Presbiteriana, Assembleia de Deus e Metodista. “Nossa meta é a paz, é um relacionamento pacífico entre os homens”, disse.
A assessoria de imprensa do Santuário Nacional, informou que cerca de 10 mil pessoas participaram da Novena de Nossa Senhora Aparecida, que foi encerrada no dia 11.

fonte: http://www.valeparaibano.com.br/fv/lutero.html 


A Campanha é uma iniciativa da Igreja Católica e ela, percebendo que a temática da paz é algo de interesse geral, não importando credo religioso, propôs à direção do Conic e esta aceitou o desafio. Foi maravilhosa a campanha. A proposta do ecumenismo e da campanha ecumênica não é discutir pontos doutrinais e sim as Igrejas trabalharem juntas em temas de grande interesse de nossos fiéis. Neste sentido, um dos temas da novena da padroeira foi exatamente neste rumo: “Por Jesus, com Maria, construímos a paz entre as Igrejas”, pois não podemos viver brigando, mesmo estando divididos por interpretações doutrinais. Assim sendo, surgiu a proposta do Santuário, com o devido aval do nosso bispo Dom Raimundo Damasceno, convidar o pastor Milton Schwantes para pregar este dia, o que foi maravilhoso, todos que participaram gostaram demais do respeito dele para com nossa Igreja e com nossa Mãezinha. Milton é membro de uma Igreja protestante clássica e muito antiga e é um homem de uma formação bíblica maravilhosa. Muitos de nós padres mais novos tivemos aula de Sagrada Escritura com ele e que maravilha de aulas com muito respeito e atenção a nossa decisão vocacional. 
Pe. Jorge Sampaio 
05 de outubro de 2005 

Milton Schwantes faleceu em 01 de março de 2012.

David Rubens de Souza




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.