segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

571 - Erhard Gerstenberger (1932-2023).

 


Professor Gerstenberger foi um especialista na área do Antigo Testamento e como tal um teólogo amplamente reconhecido em nível internacional.
De 1975 a 1981 Erhard Gerstenberger atuou como professor de Antigo Testamento na então Faculdade de Teologia, hoje Faculdades EST, em São Leopoldo / RS, tendo tido assim significativo número de ministros e ministras da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) como seus alunos e alunas. Teve também um breve período de ensino acadêmico na PUC do Paraná.

Erhard Gerstenberger nasceu em 20 de junho de 1932 em Hochemmerich, Alemanha, em família de recursos nada abundantes. Em sua infância e começo da adolescência experimentou a ascensão do nacional socialismo alemão e os horrores da guerra, seguidos pelas agruras do pós-guerra. Essa experiência muito pesada viria a influenciá-lo profundamente, com uma notável sensibilidade para com o sofrimento de pessoas. Um de seus muitos livros, em parceria com o professor alemão de Novo Testamento Wolfgang Schrage, mas de sua parte redigido quando no Brasil, leva por título “Por que sofrer?” Em igual parceria publicou livro com o título “Mulher e Homem”, com o que ele foi um dos primeiros propulsores na IECLB do reconhecimento de igual dignidade entre mulheres e homens. No Brasil também foi publicado seu livro sobre Deus no Antigo Testamento, em que aborda as múltiplas referências no Antigo Testamento a divindades e sua relação com o Deus Javé. De particular importância na pesquisa teológica são suas obras sobre os Salmos e o Decálogo. Já avançado em idade, octogenário, mas sempre pesquisador arguto, dedicou-se a estudar o antiquíssimo idioma sumério e escreveu minucioso estudo acerca da teologia do louvor em hinos sumérios até então não pesquisados.

Estudou teologia em várias universidades alemãs e na renomada Universidade de Yale nos Estados Unidos. O doutorado obteve-o em Bonn em 1961, a habilitação para docência acadêmica em 1970, em Heidelberg, ambas na Alemanha. De 1965 a 1975 atuou como pastor de comunidade em Essen-Frohnhausen. Sua estada no Brasil e na Faculdade de Teologia a partir de 1975 lhe proporcionou o contato com a Teologia da Libertação (TdL), com a qual estabeleceu uma relação de diálogo frutífero. Nos anos após sua volta à Alemanha, empenhou-se por uma recepção positiva dessa teologia latino-americana naquele contexto, por exemplo numa publicação alemã acerca da Hermenêutica, juntamente com o colega do Novo Testamento Ulrich Schoenborn, que também atuou na Faculdade de Teologia de São Leopoldo. Nas últimas décadas atuou como professor nas Universidades de Giessen e Marburg, na Alemanha.

Faleceu no dia 15 de abril de 2023, na cidade de Giessen, Alemanha, aos 90 anos, vitimado por uma pneumonia. 

Livros publicados no Brasil:






















Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.