sábado, 27 de janeiro de 2024

572 - O que é fundamentalismo cristão?

 


O fundamentalismo é a imposição sobre a Bíblia de determinada tradição religiosa humana, e a utilização da Bíblia como instrumento de poder para garantir o sucesso e influência dessa religião. Os fundamentalistas discordam violentamente entre si sobre a correta interpretação de certas passagens das escrituras. A maior parte das seitas cristãs existentes hoje se autodeclaram fundamentalista.

Os fundamentalistas não são literalistas bíblicos. Só tomam a Bíblia ao pé da letra quando lhes convém. Em outras palavras, olham para a Bíblia através de seus óculos particulares e eliminam da visão o que não desejam ver.

O fundamentalismo alimenta a intolerância ao levar as pessoas a pensar que conhecem absolutamente a mente e a vontade de Deus sobre qualquer coisa que lhes interesse.

O que os fundamentalistas têm em comum não é um conjunto de crenças específicas, mas a atitude de mente. É a convicção de que possuem o conhecimento absoluto da verdade da qual se tornam guardiões divinamente ordenados.

O fundamentalismo apodera-se das mentes humanas e as cega, aprisiona as pessoas em sistemas de crenças tão rígidos que elas não conseguem mais se libertar.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.