quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

09 - Filme: MAR ADENTRO. Avaliação ética do tema abordado no filme.

Avaliação ética do tema abordado no filme.
Tema: Eutanásia


Filme: MAR ADENTRO
Um filme de Alejandro Amenábar

Por
David Rubens


SÍNTESE E AVALIAÇÃO:

Reflexão, viajar pela imaginação, se deslumbrar com o além. Com auxilio de uma voluntaria “Ramón”, tetraplégico, sonha com a liberdade. As imagens que lhe correm na mente através da leitura lhe afasta do mundo e o desafia a liberta-se de um corpo que não responde aos anseios da mente. Aprisionado, uma vida força, “uma vida assim não é digna”.
Depender do outro para viver e também para morrer, é a triste sena que introduz a realidade de um tetraplégico revoltado com o sofrimento. A busca por alguém que tenha coragem de ajudá-lo a morrer, para Ramón, é nisto que será conhecido o verdadeiro amor, um amor que sofre para atender o desejo de “libertar-se” do “amado”. Os argumentos são fortes: “a morte sempre esta conosco, este é o fim de todos nós, ela faz parte da vida”.
Para “Ramón”, aceitar a cadeira de rodas seria como aceitar migalhas da liberdade que já teve.
Aparentemente, a família não aceita o desejo de morte, mesmo a cunhada que se dedicava com tanto esmero, deseja que “Ramón”, continue vivo, no entanto, é possível perceber que na realidade a morte de “Ramón” seria um grande alívio para todos.
Apesar do desejo de morte, não faltam palavras de incentivo, e afirmações de que a vida vale apena mesmo em tal situação, palavras que só lhe aumentam o desejo de morte.
Advogados trabalham para que o desejo de Ramón seja atendido. São várias as pessoas que trabalham para ajudá-lo a viver e outros tantos que trabalham para ajudá-lo a morrer.
Ramón apresenta argumentos racionais de seu desejo. Ele demonstra ser um grande poeta, escrever com imensa perfeição.
O processo para que o desejo de Ramón seja atendido, foi preparado com todo cuidado pelos advogados, mesmo assim foi recusado pelos juízes, “baseado em argumentos metafísicos”, ainda que o Estado seja considerado laico.
Um padre, também tetraplégico, argumenta que o desejo de morte surge por falta de apóio e carinho por parte da família e da sociedade.
Ramón, afirma que, “uma pessoa de plena posse de suas faculdades mentais tem direito de escolher o destino de sua vida”.
Os juízes entendem o desejo de Ramón, mas ajudá-lo seria um crime.
A única solução para que o desejo de Ramón se cumpra, será preparar para que tudo aconteça as escondidas com pouca dor e em pouco tempo.
Finalmente, depois de 28 anos, 4 meses e alguns dias, Ramón realiza seu desejo dando fim a sua vida.

ANALISE
Penso que o objetivo do filme, consiste em demonstrar que o desejo de morte de uma pessoa que se recusa a permanecer em uma vida de sofrimento deve ser respeitado desde que a pessoa tenha plena posse de suas faculdades mentais.


Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Filme: MAR ADENTRO. Avaliação ética do tema abordado no filme. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/. Acesso em: _____________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.