quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

12 - Pais da Igreja: Santo Ireneu

                                            SANTO IRENEU



Por
David Rubens

O que sabemos de Santo Ireneu foi transmitido por Eusébio no quinto livro da História Eclesiástica. Ireneu nasceu em Esmirna (135-140), quando jovem foi discípulo do Bispo Policarpo, por sua vez discípulo do apóstolo João. Ireneu foi da Ásia Menor para a Gália, no ano 117, encontramos Ireneu incluído no colégio dos presbíteros. Somos informados de uma breve ida de Santo Ireneu a Roma e um retorno a Lião assumindo a função de Bispo após a morte, por maus tratos, do antigo Bispo Potino. O ministério de Ireneu se conclui por volta de 202-203.
Ireneu é apresentado como sendo um grande homem de fé. Zeloso pela doutrina e fervor missionário. Um defensor da verdadeira doutrina “e um campeão da luta contra as heresias”, além de proclamador da verdadeira fé.
No século II os gnósticos ameaçavam a verdadeira fé da Igreja. “Ireneu contesta o dualismo e o pessimismo gnóstico que diminuíam as realidades corpóreas. Ele reivindicava decididamente a santidade originária da matéria, do corpo, da carne, não menos que a do espírito.” Ireneu é conhecido como o primeiro grande teólogo da Igreja, que criou a teologia sistemática.
Ireneu permaneceu fiel durante toda vida a mensagem recebida de Policarpo, este que era discípulo de João.
Ireneu afirma a importância da mensagem apostólica para a Igreja e, enfatiza que os cristãos devem observar o que os Bispos dizem, pois estes remontam aos apóstolos. “O verdadeiro Evangelho é o que foi transmitido pelos Bispos que o receberam numa sucessão ininterrupta dos Apóstolos.”
Podemos observar alguns princípios defendidos por Santo Ireneu:
1) A Tradição apostólica deve ser proclamada, não pode ser ocultada a ninguém.
2) O conteúdo da fé da igreja remonta aos Apóstolos e estes a Jesus.
3) O ensinamento dos Apóstolos é único e verdadeiro.
4) Os bispos são portadores da tradição que vem dos Apóstolos.
5) A Igreja é única, e gera unidade apesar da diversidade das línguas e das culturas. “A Igreja, apesar de estar espalhada por todo o mundo, conserva com solicitude [a fé dos Apóstolos], como se habitasse numa só casa; ao mesmo tempo crê nestas verdades, como se tivesse uma só alma e um só coração; em plena sintonia com estas verdades proclama, ensina e transmite, como se tivesse uma só boca. As línguas do mundo são diversas, mas o poder da tradição é único e é o mesmo: as Igrejas fundadas nas Alemanhas não receberam nem transmitiram uma fé diversa, nem as que foram fundadas nas Espanhas ou entre os Celtas ou nas regiões orientais ou no Egito ou na Líbia ou no centro do mundo” (1, 10, 1-2).
6) A Tradição apostólica é guiada pelo Espírito Santo.
7) O Espírito Santo garante a fidelidade da transmissão da fé.
8) Recebemos a fé pela Igreja e conservámo-la por obra do Espírito.
9) Onde estiver a Igreja, ali está o Espírito de Deus; e onde estiver o Espírito de Deus, ali está a Igreja com todas as graças (3, 24, 1).
Santo Ireneu defende a importância da tradição apostólica, afirmou a veracidade da mensagem transmitida pela Igreja que gera fé nas pessoas que as recebem por intermédio do Espírito Santo.

Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Pais da Igreja: Santo Ireneu. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/. Acesso em: _____________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.