quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

10 - A "Novidade" da Teologia da Libertação





Por
David Rubens

É interessante observar a teologia como reflexão presente em todo aquele que abraça o dom da fé pelo efeito da palavra de Deus. A teologia nasce, está presente e se atualiza na correlação palavra espírito e mundo concreto.
A fé busca compreensão e pela reflexão formula idéias, diretrizes e princípios norteadores que a fundamentam. Todo aquele que abraça a fé torna-se necessariamente teólogo, busca a compreensão e pensa o mundo com os olhos da fé.
A função inicial da teologia como sabedoria caracteriza-se pela busca de compreensão do texto bíblico, foco principal: vida espiritual. No século XII a teologia passa de uma função unicamente espiritual para uma ciência que perscruta com o intuito de fundamentar a fé dentro dos princípios estabelecidos pela razão em diálogo com o mundo, é o tempo da sistematização, tempo da exposição clara: ... a teologia é necessariamente espiritual e saber racional. p, 60.
Teologia e práxis: nova reflexão, caridade como centro da vida cristã, fé e libertação: compromisso com Deus, compromisso com o próximo. Práxis: Uma postura diante da vida, o valor prático da teologia. Reflexão teológica para viver e compreender o mundo onde o próprio Deus se fez homem. p, 63
“A palavra de Deus convoca e se encarna na comunidade de fé que se entrega ao serviço de todos os homens”. p, 64.
A reflexão focada na compreensão do dom da fé desafia ao compromisso de libertação, que se fortalece pela união na comunidade que ouve a revelação.
“A comunidade cristã prefere uma fé que age pela caridade”. p, 68.
A teologia para ser relevante deve ser sabedoria precisa buscar a razão e viver os resultados na vida concreta, no estender as mãos. O desafio da teologia que nasce na comunidade de fé é antes de tudo promover a libertação pela práxis originária na experiência de fé.
“A reflexão a luz da fé deve acompanhar constantemente o agir pastoral da Igreja”.p, 69. Uma teologia formulada para libertação conhece a realidade do povo sente a dor do pobre e excluído, caminha com a comunidade de fé e participa de sua realidade, cumpre “uma função libertadora do homem e da comunidade cristã, evitando-lhes todo fetichismo e idolatria”. P, 70.
Teologia e libertação: fazer com que o mundo seja melhor, esse fazer só será possível pelo dom da fé que fortalece o amor na comunidade cristã que aceita a revelação de Deus.

GUTIÉRREZ, Gustavo. Teologia da Libertação: Perspectivas. 9ª ed. São Paulo: Loyola, 2000


Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. A "Novidade" da Teologia da Libertação. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/. Acesso em: _____________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.