domingo, 17 de julho de 2011

26 - Livro Jesus de David Rubens no estande da Academia Pindamonhangabense de Letras


Realizado em Pinda o 1º Encontro de Academias de Letras do Vale

Pindamonhangaba sediou na sexta-feira (8) e sábado (9), o I Encontro de Academias de Letras do Vale do Paraíba. O evento foi uma iniciativa da APL (Academia Pindamonhangabense de Letras) e contou com o apoio da Prefeitura - por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura - e da Santa Casa.
A primeira parte do encontro ocorreu no auditório da Santa Casa (gentilmente cedido pela provedoria), na noite de sexta-feira, com a participação de membros da APL e representantes das seguintes academias: Academia Tauba-teense de Letras, Academia de Letras da Faculdade Anhanguera (Taubaté), Academia Jose-ense de Letras, Academia Valeparaibana de Letras e Artes, Academia Caçapa-vense de Letras, Academia Cachoeirense de Letras, Academia Lorenense de letras, Academia Roseirense de Letras, Academia Jor-danense de Letras, Academia Jacareiense de Letras.
Coube ao acadêmico Fernando Rezende, da APL, anunciar as seguintes autoridades para a composição da mesa: presidente da APL - Elisabete Nogueira da Silva Guimarães (Bete); vice- presidente - Luiz Carlos Loberto (Cacaio); escritora Ruth Guimarães Botelho (palestrante); Fernanda Figueira Morales Borges (representando a vice-prefeita Myriam Alckmin), diretor do do Museu D. Pedro I e Dona Leopoldina - Paulo Tarcízio da Silva Marcondes (representou a Secretaria de Educação e Cultura). Também foram consideradas membros da mesa, Adriana Cybele Ferrari, coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura, representando a Secretaria de Estado da Cultura; Izilda Bernardes, da Assessoria de Comunicação do Estado de São Paulo.
Em sua palestra, a escritora, membro da Academia Paulista de Letras e da Academia Cachoeirense de Letras, Ruth Guimarães Botelho, falou sobre seu primeiro romance, publicado em 1946, "Água Funda", e sobre sua vocação poética. Aos 10 anos, a discípula de Mário de Andrade já publicava seus primeiros poemas.
Concluindo sua palestra, Ruth ressaltou a importância do evento, referindo-se a união de academias de letras e à criação de entidades do gênero por todas as localidades.
Em seguida, houve distribuição de buquês de flores à palestrante e à presidente da APL ; apresentação de números musicais pela violinista Maria Trindade; declamação de poema pela acadêmica Myrthes Mazza Masiero, que representou as academias de Lorena e de São José dos Campos.O evento da sexta-feira teve seu encerramento com o canto do Hino de Pindamonhangaba e coquetel de confraternização.
No sábado
O encontro prosseguiu na manhã de sábado (9), primeiramente no Palacete Visconde da Palmeira, sede do Museu D. Pedro I e Dona Leopoldina, onde cada representante falou sobre as atividades de sua academia. Na oportunidade, ficou a sugestão para que as academias da região fizessem suas reuniões solenes em datas diferente, proporcionando, com isso, a participação de membros de uma academia na sessão solene da outra, reforçando a união das entidades, com benefícios para a cultura e as ações literárias.
O I Encontro de Academias do Vale do Paraíba teve sua fase de conclusão na Biblioteca Municipal Vereador Rômulo Campos D’A-race, no Bosque da Princesa. No local os acadêmicos puderam declamar seus poemas, entre os declamado-res, a presidente da APL, Bete Guimarães e poetisa Rosana Dhale, recentemente premiada co-mo autora e intérprete no V Festipoema (Festival de Poemas de Pindamonhan-gaba). Na biblioteca do Bosque, os participantes do encontro também puderam apreciar e adquirir obras de artesanato e livros de autores pindamonhan-gabenses.
Para a presidente da Academia Pindamonhangabense de Letras, o encontro das academias alcançou o êxito esperado. "Agradeço a todos que participaram e àqueles que nos apoiaram na realização do evento; esperamos contar com mais parceiros em outras empreitadas em favor da cultura e da literatura em especial, representando a nossa Pinda-monhangaba", disse Bete Guimarães.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte

Encontro de Academias de Letras em Pinda-SP

Livro Jesus no estande da Academia Pindamonhangabense de Letras












Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Livro Jesus de David Rubens no estande da Academia Pindamonhangabense de Letras. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/. Acesso em: _____________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.