sábado, 17 de maio de 2014

102 - Apocalipse. Pierre Prigent

Pierre Prigent, doutor em teologia, historiador e estudioso da Bíblia. Foi professor na Faculdade de Teologia Protestante de Estrasburgo e assistente de Oscar Cullmann na Faculdade de Teologia Protestante de Paris. Prigent participou na tradução ecumênica da Bíblia (TEB) e também publicou vários livros sobre o Apocalipse. 



Pierre Prigent valoriza sobejamente a literatura deuterocanônica, apocrifa e intertestamentária em geral para situar o texto do Apocalipse no seu ambiente cultural e religioso. A interpretação que Prigent propõe é que se leia o Apocalipse não como a predição de uma história linear, e sim, como coleção de “sonhos” relacionados, todos eles, com o momento presente (do século I e também de hoje...). Interpretação decididamente antimilenarista, mas profundamente concorde com o espírito da literatura joanéia, como o Aposcalipse mostra pelas frequentes aproximações ao evangelho e as cartas de João.




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.