segunda-feira, 23 de junho de 2014

124 - Fenomenología de la Revelación: Teología de la Biblia y hermenéutica

Em que sentido a revelação de Deus como auto-comunicação de sua vontade interna sobre o homem historicamente pode acontecer neste mundo? Como você pode ser tão auto-comunicação de Deus no homem para que ele possa saber com certeza? O autor discute o conceito de revelação baseada principalmente em Karl Rahner, e concretamente responder às perguntas. Para este lida com as tradições do Pentateuco do Antigo Testamento e do Novo as tradições de Páscoa e paixão. Finalmente, ele levanta a hermenêutica filosófica da revelação bíblica de Bultmann e também definir uma hermenêutica da divulgação essencial como Rahner.






Gustavo Baena Bustamante (Colômbia, 1930). Membro da Companhia de Jesus desde 1977. PhD em Teologia (Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá), Bacharel em Sagrada Escritura (Pontifícia Comissão Bíblica, Roma), Diploma em Ciência Bíblia (Escola Bíblica e Arqueológica Francesa, em Jerusalém), com estudos de pós-graduação (Hochschule Sankt Georgen, Frankfurt). Pesquisador e professor desde 1980 (Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Javeriana, Bogotá), ensinou Antigo e Novo Testamento: História de Israel e deuteronomismo, Deuteronômio, Provérbios, Paulo, e as línguas bíblicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.