quinta-feira, 25 de maio de 2017

386 - Haroldo Reimer: O Antigo Israel: História, Textos e Representações


O antigo Israel é uma formação social que emergiu gradativamente no espaço do antigo Oriente Próximo, mais especificamente na região chamada de Canaã ou Palestina, a partir do final do segundo milênio a.C. Esta formação alcançou um ponto de cristalização para a construção de sua identidade nos séculos V/IV a.C., por meio da produção e sistematização de um conjunto de textos que ainda hoje povoam o imaginário de milhões de pessoas. Este conjunto de texto sobreviveu ao tempo na forma de textos sagrados, estando abrigados na forma de rolo ou livro sagrado, mais conhecido como Bíblia. Toda história existe sob as condições geográficas ou ambientais determinadas e toda sociedade existe sob determinadas condições históricas, havendo para tal a interação entre grupamentos sociais, com suas idiossincrasias, interesses e projeções.





Haroldo Reimer
Pós-doutorado em História, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP – 2010 a 2013); Doutorado em Teologia, Alemanha (1986 a 1990). Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG); Reitor desta universidade desde fevereiro 2012. Pesquisador nos temas: Hermenêutica, Exegese, Teologia, História cultural, Religião e Direito.

Editora: Fonte Editoria e UEG

Lançamento: 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.