terça-feira, 16 de outubro de 2018

432 - Caminhos do Ecumenismo no Brasil - História, Teologia, Pastoral. Elias Wolf



Caminhos do Ecumenismo no Brasil - História, Teologia, Pastoral
A pluralidade religiosa e eclesial no Brasil manifesta-se por uma significativa diversidade a partir da qual apresenta desafios e possibilidades para o encontro, a convivência, o diálogo e a cooperação entre as diferentes formas de crer. Cada comunidade de fé, cristã ou não, afirma uma identidade que se pretende legitimamente autônoma. E o reconhecimento desse fato é um a priori a qualquer tentativa de aproximação, diálogo, cooperação e comunhão. Sem isso, a diferença não se apresenta como possibilidade de diálogo e a teologia é apenas um monólogo entre verdades totalizadas na interioridade absolutizada do imobilismo dogmático.
Somente no horizonte do diálogo é possível o encontro de diferentes vivências e compreensões do Mistério que envolve tudo e todos. No mundo cristão, trata-se da graça de Cristo manifestada de um modo particular nos Evangelhos e na Igreja, como horizonte comum de sentido. O que há de comum se manifesta pelo encontro de dois ou mais “outros”, cada um oferecendo seu saber no horizonte do tempo e da eternidade.
É através (diá) do encontro de saberes (logos) diferentes da fé cristã que se constroem os caminhos do ecumenismo no Brasil, aproximando as igrejas numa compreensão e num testemunho comum do kerygma cristão.

Editora Sinodal/EST/Paulus/Paulinas
Categoria: Culto cristão e ecumenismo / História da Igreja e cristianismo
434 páginas
15 x 22 cm

Elias Wolf

Doutorado em Teologia pela Pontificia Universidade Gregoriana (2000); Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1998); Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santa Cruz (1999); Graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1993); Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987).Professor titular do Instituto Teológico de Santa Catarina-ITESC e da Faculdade Católica de Santa Catarina - FACASC. É Coordenador do Núcleo de Diálogo Ecumênico e Interreligioso do ITESC; é Coordendador da Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil.Áreas de pesquisa: ecumenismo, diálogo inter-religioso, pluralismo religioso, espiritualidades e novos movimentos religiosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.