quarta-feira, 3 de outubro de 2018

430 - Cássio Murilo Dias da Silva



Metodologia de Exegese Bíblica

Metodologia de exegese bíblica é um manual destinado ao público acadêmico da área de estudos bíblicos; busca clarear e facilitar o trabalho de exegese, por meio de uma ampla gama de abordagens hermenêuticas. Este livro faz parte da coleção Bíblia e História, um eficiente instrumento de ajuda para o estudo bíblico. 
Seu objetivo é o alcance de um maior conhecimento dos contextos cultural, político e socioeconômico dos textos bíblicos, dos autores e leitores originais. Com esta coleção, a editora Paulinas dirige-se a professores e estudantes envolvidos no estudo da Bíblia. A coleção Bíblia e História interessará também àqueles que desejam conhecer melhor história e literatura antigas ou estão em busca de uma fé mais bíblica.
P. 528.



A Bíblia não serve só para rezar

Este livro tem três finalidades: ampliar os horizontes daqueles que amam a Palavra de Deus e sentem a necessidade de aprender mais sobre ela, para amá-la com mais paixão tranquilizar os que não se contentam com a leitura orante da Escritura e, por vezes, não são compreendidos por causa de seus questionamentos estender a mão para os que olham a Bíblia com desconfiança e até mesmo a desprezam, porque pensam que ela é um livro que serve só para rezar.
P. 136



Leia A Bíblia Como Literatura

Sob a superfície do texto bíblico encontra-se um outro mundo à espera do povo de Deus. Com o auxílio deste livro, o primeiro da coleção Ferramentas Bíblicas, além de saborear com mais proveito as traduções em português, o leitor pode mergulhar com segurança nos originais do texto.

P. 104.




Aquele Que Manda A Chuva Sobre A Face Da Terra 

Por meio de análises exegéticas e filológicas, este livro estuda diversos versículos em que YHWH é apresentado literalmente como o manda-chuva. Cada capítulo é composto das seguintes seções - textos que descrevem a obra da criação ou da formação da chuva; textos nos quais a criação ou a formação da chuva é usada na polêmica antiidolátrica; textos nos quais a chuva é instrumento de salvação, de bênção e de perdão; textos nos quais a chuva, ou Mesmo a ausência, é instrumento de punição. Uma conclusão parcial, intitulada Conexões e leitura de conjunto, fecha cada seção dos três capítulos. Após a apresentação de perícope e de sua organização, Evidência-se a função literária e Teológica de cada versículo, o desdobramento das idéias e as relações lexicais e semânticas. A seguir, faz-se uma análise do texto discutido - a tradução, as formulações com substantivos e verbos, as dificuldades textuais, as soluções até então propostas, a opinião do autor e as conseqüências para a exegese e a teologia. As conclusões finais dividem-se em quatro pontos - são retomadas de modo sistemático as conclusões parciais que fecham cada seção dos três capítulos e se dá especial atenção aos sintagmas que descrevem as diversas ações de YHWH como criador e controlador da chuva; retoma-se a discussão acerca de uma suposta diferença entre as duas principais palavras hebraicas para dizer chuva; apresenta-se uma visão panorâmica de todos os textos com essas palavras; a conclusão é arrematada com uma breve exposição de algumas diferenças entre a imagem de YHWH na religião israelita e a imagem de Baal na religião Cananéia, com especial atenção ao domínio de cada um sobre a chuva.

P. 336.


Cássio Murilo Dias da Silva
Mestre (1992) doutorado (2005) em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico - Roma. Atualmente professor de Sagrada Escritura na Escola de Humanidades - Curso de Teologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua na área de Teologia, campo das Ciências Bíblicas: exegese bíblica, teologia bíblica, história dos períodos bíblicos e métodos exegéticos.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.