terça-feira, 5 de novembro de 2019

475 - O Evangelho de João na interpretação dos Padres da Igreja e dos Teólogos Medievais: de Clemente Romano a Tomás de Aquino. Alberto Casalegno



Este estudo é uma coletânea de textos dos Padres da Igreja e dos Teólogos Medievais - de Clemente Romano a Tomás de Aquino - referentes a versículos escolhidos do Evangelho de João, do primeiro ao último capítulo. Representa uma complementação a outro livro do autor: Para que contemplem a minha glória (João 17,24) - Introdução à teologia do Evangelho de João, publicado por Edições Loyola em 2009. As várias explicações oferecidas pelos autores do passado são muito interessantes, ricas de espiritualidade, fruto de uma consideração atenta do Antigo e do Novo Testamentos, à luz dos problemas teológicos e éticos de cada época. João Crisóstomo, Agostinho, Beda, o Venerável, Bernardo e os outros teólogos citados são mestres e pastores iluminados que procuram ajudar os fiéis em suas dificuldades diárias, favorecendo a compreensão do quarto Evangelho por meio de interpelações constantes, comparações originais e exemplos práticos. Esta obra representa um convite para que os leitores conheçam melhor como o texto evangélico foi interpretado ao longo da história, cientes de que a palavra de Deus deve ser lida na tradição da Igreja, além de incentivar também a enfrentar o difícil processo de atualização da Palavra, como fizeram nossos antepassados, pois ela é fonte inesgotável de vida para todas as gerações.
Loyola
384, p.



Alberto Casalegno, mestre em Sagrada Escritura pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, leciona na Faculdade Católica de Belém do Pará. Publicações por Edições Loyola: Paulo - O Evangelho do amor fiel de Deus (2001); Lucas - A caminho com Jesus missionário (2004); Ler os Atos dos Apóstolos - Estudo da teologia lucana da missão (2005); “É o Senhor!” (Jo 21,7) - Estudo dos relatos da ressurreição no Evangelho de João (2013); “E o Cordeiro os vencerá” (Ap 17,14) - Leitura exegético-teológica do livro do Apocalipse (2017).


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.