segunda-feira, 11 de maio de 2020

510 - As origens da Toráh: Novos reencontros, novas perspectivas: Israel Finkelstein e Thomas Römer.



Dezesseis anos após a publicação de seu livro A Bíblia Desenterrada, um enorme sucesso, onde o arqueólogo Israel Finkelstein apresentou suas descobertas (relacionadas as escavações de 1970 a 2000) que levaram a um questionamento da historicidade de muitas passagens bíblicas, ele refez neste livro um novo desenvolvimento das descobertas mais recentes.
Dois desenvolvimentos fundamentais nessa obra: primeiro o uso dos métodos científicos mais modernos, como imagem multiespectral (imagens de um mesmo objeto, tomadas com diferentes comprimentos de ondas eletromagnéticas) e análise molecular, que permitiram avanços consideráveis ​​no conhecimento de locais e objetos escavados. Segunda evolução: seu crescente interesse na análise crítica exegética e seu trabalho com pesquisadores desse campo.
É por isso que essa obra foi publicada com o renomado biblista suíço Thomas Römer.



Parecer sobre a obra:
O assunto que os autores abordam na obra não é simples e está aberto a múltiplas interpretações.  Os pesquisadores são de uma erudição reconhecida, o texto é denso e quem não conhece um pouco do assunto terá dificuldade de passar da primeira página. O livro é cheio de detalhes, extremamente acadêmico com bibliografia e notas explicativas em cada página.
A obra é perfeita para atualizar o conhecimento arqueológico e filológico no antigo Oriente Médio. A posição dos autores é bastante convincente e nos permite reconstruir a história antiga de Israel e Judá, e a articulação entre YHWH e EL.  Para aproveitar bem a leitura, recomendo ter as obras antigas de Finkelstein à mão.


Israel Finkelstein é um arqueólogo israelense, diretor do Instituto de Arqueologia da Universidade de Tel Aviv e co-responsável pelas escavações de Megiddo.
Thomas Römer é professor da cadeira de mídia bíblica no Collège de France. Considerado um dos maiores especialistas na formação e história da Bíblia Hebraica, escreveu muitas obras, incluindo o Antigo Testamento comentado com Albert de Pury e Konrad Schmid.





Editora: BAYARD CULTURE
Idioma: Francês
500 página
Ano: 2019



Introdução



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.