sábado, 23 de maio de 2020

514 - Estudos de epistolografia ugarítica. Jesús Luis Cunchillos Ylarri.



O estudo de epistolografia ugarítica tem sido uma tendência nos últimos tempos. As causas são múltiplos e numerosos pesquisadores tem contribuído para o avanço na compreensão de texto antigos. Todos os dias cresce o número de interessados ​​no Oriente Antigo. O primeiro obstáculo que os interessados encontram é a falta de documentação em português. Por exemplo, essa obra que apresento ainda não foi traduzida para nossa língua, o livro foi publicado em francês e traduzido para o espanhol.










Índice Dedicação
Prefácio
Índice geral
Acrônimos e abreviações
I. PESQUISA DO CONTEXTO
II. CARTAS
III. TEMAS DA GRAMÁTICA EPISTOLAR
IV. SEMÂNTICA EPISTOLAR
V. TEMAS DA RELIGIÃO UGARÍTICA
VI. UGARIT E O ANTIGO TESTAMENTO
VII. FIGURAS
VIII. BIBLIOGRAFIA
IX. ÍNDICES
De nomes
1. Autores citados
2. antropônimos
3. teônimos
4. topônimos
De palavras
1. noroeste semítico
2. acádico
3. egípcio
4. hurriano
De textos
A. Ugaritico
B. Outros textos citados
C. Citações bíblicas

P. 298
Idioma: Espanhol


Autor: Jesús-Luis Cunchillos Ilarri nasceu em Novallas (Saragoça), na Comunidade Autônoma de Aragão, em 11 de junho de 1936.
José Luis Cunchillos falava 25 línguas do Oriente Próximo. Estudou em diferentes universidades europeias: Roma, Viena, Paris (Instituto Católico, École Pratique des Hautes Études, IVème Seção: Ciências Filológicas e Históricas; École Pratique des Hautes Études, Seção Vème: Sciences religieuses) e os espanhóis em Salamanca e Complutense de Madrid. Bacharel em Filologia Bíblica Trilíngue (Universidade de Salamanca) e Ciências Bíblicas (Instituto Bíblico Pontifício - Roma). Doutor em filosofia e letras (UCM), doutor em teologia, especialidade “Bíblia e Oriente” (Institut Catholique de Paris); Doutor em Ciências das Religiões (Universidade Sorbonne-Paris), Doutor em Letras e Ciências Humanas (Universidade Paris IV-Sorbonne).
Lecionou por 10 anos na École Pratique des Hautes Études, Seção Vème (Paris-França) e anteriormente em vários Centros Universitários Superiores: Chateaudûn (França), El Escorial, Las Palmas da Gran Canária e na Pontificia de Salamanca. Entre as universidades espanholas, a Universidade de Múrcia, Universidade de Cádiz (três cursos) Autónoma de Madri (curso de verão), Universidade de Comillas (curso de verão), Complutense de Madrid (três cursos de verão). Na Universidade de Saragoça, leciona anualmente, desde 1992, um curso de doutorado. Lecionou nas universidades Complutense em Madri, e diversas outras universidades. Faleceu em 29 de maio de 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.