domingo, 6 de março de 2011

15 - Gerhard Kittel: Especialista em Novo Testamento



Gerhard Kittel


Especialista em Novo Testamento


Gerhard Kittel (Tübingen, 1888-1948) foi um teólogo protestante alemão e especialista do Novo Testamento.
Kittel era filho de Rudolf Kittel, professor de Antigo Testamento, que era um perito em Judaísmo e foi reitor da Universidade de Leipzig de 1917 até 1919. Estudou no König Albert Ginásio, em Leipzig, de 1907 a 1912, onde estudou línguas orientais e teologia. Posteriormente estudou em Tübingen, Berlim e Halle. Em 1913 recebeu um doutorado da Universidade de Kiel.
Durante a I Guerra Mundial, Kittel serviu como capelão da marinha alemã. Em 1917 lecionou em Leipzig, até 1921, quando se tornou professor. Em 1921 ele foi chamado para ensinar Teologia do Novo Testamento, em Greifswald, onde permaneceu até 1926. Em seguida, assumiu a cadeira de Adolf Schalatter em Tübingen. Em Tübingen realizou várias pesquisas e publicou vários artigos comparando a história e a religião do judaísmo antigo e o cristianismo emergente na Palestina. Naquele tempo, disse que não estava interessado em questões raciais e políticas, mas nas relações entre Israel, o judaísmo e cristianismo. Em 1933, assumiu a elaboração do Dicionário Teológico do Novo Testamento, que estava anteriormente a cargo de Hermann Cremer e de Kögel Julius.
Em Tübingen, foi professor de alunos de prestígio como Bonhoeffer, Barth, Bultmann, e outros teólogos importantes, tanto católicos como protestantes.
Tübingen foi notável tanto por ter preparado os maiores 'nomes' da Teologia na Alemanha, na época, mas também dando origem significativamente a um neo-Marcionismo e às escolas de "Alta Crítica", o que mudou dramaticamente a abordagem ao estudo das Sagradas Escrituras.
Ele fez-se membro do Partido Nazi, em Maio de 1933, ano em que o Partido Nazista assumiu o governo, na Alemanhã. Ao publicar o seu artigo "A questão dos judeus" em 1933, Kittel estava envolvido com a política nazista de exclusão do povo judeu, manifestaram desacordo oralmente ao seu envolvimento com a política nazista tanto líderes judeus, como Martin Buber, e também, líderes cristãos, como Ernst Lohmeyer.
Em 1935 Kittel ajudou a fundar o Reichsinstitut Kittel für Geschichte des Neuen Deutschland (O Instituto Governamental para a História da Nova Alemanha), a instituição que supostamente dava uma justificação científica para as políticas anti-semitas do regime nazista. Foi um colaborador activo com a divisão responsável pela questão judaica, o Institut zur Erforschung der Judenfrage (Instituto de Pesquisa sobre a Questão Judaica). Desde o Outono de 1939 até Abril de 1943, foi encarregado do departamento de teologia na Universidade de Viena.
Hermann Sasse, professor de Teologia em Erlangen, caracterizou Kittel e o seu trabalho numa nota dirigida ao Bispo de Bravaria, Hans Meiser, em 1944, com as seguintes palavras: "Como colaborador no seu dicionário durante mais de um ano, cheguei à conclusão de que Kittel é um dos homens mais sábios acerca das questões teológicas do nosso tempo. Os seus pactos com os Deutsche Christen (Cristãos Alemães), em todos os aspectos tem sido um desafio difícil para nós. Este discurso documenta a sua atividade no Reichsinstitut für Geschichte des Neuen Deutschlands e serve como base científica para a atual política em relação aos judeus. Por tanto, Kittel tem promovido estas políticas e, ao fazê-lo comprometeu a teologia evangélica, tornando-a parcialmente responsáveis por elas."
Kittel foi preso pelo exército francês de ocupação em 3 de Maio de 1945 e preso durante dezessete meses, em primeiro lugar no castelo de Tübingen e depois no campo de detenção em Balingen.
Estudiosos franceses e norte-americanos, preocupados com a redação incompleta do Dicionário Teológico Novo Testamento, solicitaram ao governo militar francês da região que o libertassem para ele poder continuar a trabalhar nele e terminá-lo.

Em 1946, ele foi liberado com restrições de movimento. Ele conseguiu trabalho numa biblioteca do mosteiro Beuron e deu assistência a uma pequena congregação de luteranos da mesma cidade como pastor. Em seguida, os franceses levantaram-lhe as restrições de circulação, facilitando o seu regresso a Tübingen para onde foi viver com a sua esposa.
Kittel faleceu em 11 Julho, 1948.


David Rubens


Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.

RUBENS, David. Gerhard Kittel: Especialista em Novo Testamento. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/. Acesso em: _____________.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.