sexta-feira, 26 de outubro de 2012

43 - A Fé Em Israel


A FÉ EM ISRAEL
  

Introdução
 O pensamento veterotestamentário está centralizado em Deus. Não se envida algum esforço para provar que Deus existe. O Deus do AT é o Deus da experiência e não o da especulação. O hebreu fundamentava sua fé na experiência.

1.                      O Ateísmo no Antigo Testamento
 Ateísmo prático:
Ø     (Não terei que dar contas. Am 3.8). Não uma negação da existência de Deus, e sim a idéia de que Deus não se interessa pelo que fazem os homens.

Ateísmo da vontade:
Ø     (Deus se esqueceu; cobriu o rosto e nada vê. Sl 10.11). Ateísmo não da inteligência mas da vontade.

2.                      A Natureza de Deus
 A prova da existência de Deus não estava no raciocínio do homem, mas na própria atividade de Deus. O fato de Deus é menos importante que o caráter que se lhe percebe.
No AT se pode encontra uma variedade de termos para Deus.

3.                      O Nome de Deus
 Elohim: Vocábulo de forma plural. De si mesmo não implica no reconhecimento e nem exclui mais de um deus. 
Yehovah = Hebraico
Kyrios = Grego
Dominus = Latim
Senhor = Português

Deus não julgou importante que o seu nome fosse preservado. Ninguém pode saber mais do que as consoantes do nome de Deus, YHWH. No AT Yahweh era adorado pelos quenitas antes de ser adorado por Israel. Há provas de uma conexão entre o sogro de Moisés e o os quenitas, e afirma-se que ele era sacerdote.  
 A etimologia não é de decisiva importância para a teologia veterotestamentária, uma vez que não foi a etimologia e sim a experiência que deu sentido ao termo.

4.                      Milagres
 Atividade divina através de acontecimentos naturais:
Ø     Libertação do cativeiro do Egito a mercê do vento e das ondas.
Atividades divinas através de acontecimentos contrários à ordem da natureza:
Ø     A passagem através das muralhas de água do Mar Vermelho, a mobilização do sol no tempo de Josué, Js 10.13.

5.                      Ética
 Os deuses dos gregos e romanos, procedem de um modo condenado nos homens. Já em Israel os que adoravam Yahweh deveriam reproduzir na própria vida o que Yahweh era.

6.                      Natureza
 Deus: serve-se do vento, da tempestade e da peste para levar a cabo o seu desígnio.

7.                      Homens
 Deus emprega os pensamentos e as ações dos homens sem, com isso, torná-los menos humanos. Quando faz do assírio a vara do seu furor (Is 10,5), o assírio não tem consciência do fato, e está simplesmente seguindo o mau peso do seu coração.
A liberdade do homem é mantida, o homem não é um simples boneco. 

8.                      Único
 O livramento de Israel não representa como uma disputa entre Yahweh e os deuses do Egito. Esses desuses são ignorados por insignificantes. Só a vontade de Yahweh se levava, em conta, e o seu poder não sofria contestação. Todas as forças da natureza obedeciam à sua vontade.
Yahweh era o único objeto de culto israelita.

9.                      Universalismo
 Só Yahweh é Deus, todos os outros desuses são não-existentes, e seus ídolos símbolos de irrealidade (Is 44.6,8; 45.5; 18.21,22).

 10.        Antropomorfismo
 Maneira humana de falar.
Deus “a levantar-se de manhã cedo”
Gn. 2.7: Adão
Gn. 2.21: Mulher
Gn. 3.8: Jardim do Éden
Olhar – pés – voz – coração, etc.
Concebe-se, antes, como um puro espírito, capaz de assumir uma forma física, mas sem essa forma física em si mesmo.
  
 11.              Espíritos maus
 Deus se serve deles em proveito dos seus próprios desígnios, da mesma forma como se serve dos objetivos dos homens para promover os seu próprios fins. 

 12.              Pecado
 Experiência purificadora da opressão estrangeira, até que se dispusesse a voltar para Deus.

 13.              A morte e o além
 O homem vivendo nos seus descendentes, extensão da sua personalidade, de modo que ao se doar a terra aos descendentes de Abraão, se podia dizer que era dada a ele. Há traços no AT de uma bem-aventurança imortal noutra existência. 



Bibliografia

ZENGER, Erich. O Deus da Bíblia: Estudo Sobre os Inícios da Fé em Deus no Antigo Testamento. São Paulo: Paulinas, 1989. p. 53.

FOHRER, Georg. História da Religião de Israel. São Paulo: Academia Cristã, 2007. p. 55.
SHWANTES, Milton. Anotações em aula. São Paulo: Umesp, 2010. O professor Milton nos ensinou que no Antigo Israel os filhos davam seqüência a vida dos pais, era como se os pais se realizassem nos filhos.  


Introdução ao Pentateuco



Pentateuco. prof. david rubens from David Rubens


Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. A Fé Em Israelhttp://biblicoteologico.blogspot.com.br/. Acesso em: _____________.

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Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.