A FÉ EM ISRAEL
Introdução
O
pensamento veterotestamentário está centralizado em Deus. Não se envida algum
esforço para provar que Deus existe. O Deus do AT é o Deus da experiência e não
o da especulação. O hebreu fundamentava sua fé na experiência.
1.
O Ateísmo no Antigo Testamento
Ateísmo
prático:
Ø (Não terei que dar contas. Am 3.8). Não
uma negação da existência de Deus, e sim a idéia de que Deus não se interessa
pelo que fazem os homens.
Ateísmo
da vontade:
Ø (Deus se esqueceu; cobriu o rosto e nada vê.
Sl 10.11). Ateísmo não da inteligência mas da vontade.
2.
A Natureza de Deus
A prova
da existência de Deus não estava no raciocínio do homem, mas na própria
atividade de Deus. O fato de Deus é menos importante que o caráter que se lhe
percebe.
No AT
se pode encontra uma variedade de termos para Deus.
3.
O
Nome de Deus
Elohim: Vocábulo de forma plural. De si
mesmo não implica no reconhecimento e nem exclui mais de um deus.
Yehovah = Hebraico
Kyrios = Grego
Dominus = Latim
Senhor = Português
Deus não
julgou importante que o seu nome fosse preservado. Ninguém pode saber mais do
que as consoantes do nome de Deus, YHWH. No AT Yahweh era adorado pelos
quenitas antes de ser adorado por Israel. Há provas de uma conexão entre o sogro de
Moisés e o os quenitas, e afirma-se que ele era sacerdote.
A etimologia não é de decisiva importância
para a teologia veterotestamentária, uma vez que não foi a etimologia e sim a
experiência que deu sentido ao termo.
4.
Milagres
Atividade divina através de
acontecimentos naturais:
Ø Libertação
do cativeiro do Egito a mercê do vento e das ondas.
Atividades divinas através de
acontecimentos contrários à ordem da natureza:
Ø A
passagem através das muralhas de água do Mar Vermelho, a mobilização do sol no
tempo de Josué, Js 10.13.
5.
Ética
Os
deuses dos gregos e romanos, procedem de um modo condenado nos homens. Já em
Israel os que adoravam Yahweh deveriam reproduzir na própria vida o que Yahweh
era.
6.
Natureza
Deus: serve-se do vento, da tempestade e da peste
para levar a cabo o seu desígnio.
7.
Homens
Deus
emprega os pensamentos e as ações dos homens sem, com isso, torná-los menos
humanos. Quando faz do assírio a vara do seu furor (Is 10,5), o assírio não tem
consciência do fato, e está simplesmente seguindo o mau peso do seu coração.
A
liberdade do homem é mantida, o homem não é um simples boneco.
8.
Único
O
livramento de Israel não representa como uma disputa entre Yahweh e os deuses
do Egito. Esses desuses são ignorados por insignificantes. Só a vontade de
Yahweh se levava, em conta, e o seu poder não sofria contestação. Todas as
forças da natureza obedeciam à sua vontade.
Yahweh
era o único objeto de culto israelita.
9.
Universalismo
Só
Yahweh é Deus, todos os outros desuses são não-existentes, e seus ídolos
símbolos de irrealidade (Is 44.6,8; 45.5; 18.21,22).
10. Antropomorfismo
Maneira humana de falar.
Deus “a
levantar-se de manhã cedo”
Gn.
2.7: Adão
Gn.
2.21: Mulher
Gn.
3.8: Jardim do Éden
Olhar –
pés – voz – coração, etc.
Concebe-se,
antes, como um puro espírito, capaz de assumir uma forma física, mas sem essa
forma física em si mesmo.
11.
Espíritos maus
Deus se
serve deles em proveito dos seus próprios desígnios, da mesma forma como se
serve dos objetivos dos homens para promover os seu próprios fins.
12.
Pecado
Experiência
purificadora da opressão estrangeira, até que se dispusesse a voltar para Deus.
13.
A morte e o além
O homem
vivendo nos seus descendentes, extensão da sua personalidade, de modo que ao se
doar a terra aos descendentes de Abraão, se podia dizer que era dada a ele. Há
traços no AT de uma bem-aventurança imortal noutra existência.
Bibliografia
ZENGER, Erich. O Deus da Bíblia: Estudo
Sobre os Inícios da Fé em Deus no Antigo Testamento. São Paulo: Paulinas,
1989. p. 53.
FOHRER, Georg. História da Religião de
Israel. São Paulo: Academia Cristã, 2007. p. 55.
SHWANTES, Milton. Anotações em aula.
São Paulo: Umesp, 2010. O professor Milton nos ensinou que no Antigo Israel os
filhos davam seqüência a vida dos pais, era como se os pais se realizassem nos
filhos.
Introdução ao Pentateuco
Pentateuco. prof. david rubens from David Rubens
Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. A Fé Em Israel. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/. Acesso em: _____________.
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