sexta-feira, 26 de outubro de 2012

40 - Bibliografia NT

Bibliografia Novo Testamento




TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO DE RUDOLF BULTMANN

A Teologia do Novo Testamento de Rudolf Bultmann é um monumento na historia da interpretação bíblica. Bultmann conciliou nela rigor acadêmico fundado em conhecimentos de ponta do seu tempo sobre as origens cristas com uma hermenêutica arrojada, que desejava recriar o sentido do texto bíblico para seu leitor.
Se a fragmentação e tecnicismo dos estudos bíblicos atuais nos intimidam de fazer as grandes sínteses, Bultmann nos confronta com o fato de que a religião dos primeiros cristãos pretendia ser entendida como uma mensagem que interpela o ser humano.
Ele ainda nos mostra que não podemos nos esquivar da tarefa de interpreta-la como tal.

Dados Técnicos:
Título original: Theologie des Neuen Testaments (Tübingen, 9ª edição, revista e ampliada por Otto Merk, 1984). 
Autor: RUDOLF BULTMANN
Editora: Teológica, 2004 (Nova Edição pela Editora Academia Cristã)
ISBN: 9788598481234
Código: 11300
Páginas: 928
Tamanho: 16X23
Tradução: Ilson Kayser
Revisão: Nélio Schneider
Apresentação: Gottfried Brakemeier







Introdução ao Novo Testamento - Vol.1 e 2

A Introdução ao Novo Testamento de Helmut Koester se destaca por abordar os primeiros escritos cristãos, canônicos e não-canônicos, a partir do contexto judaico e greco-romano em que foram gerados. Reconstitui o desenvolvimento histórico do Cristianismo primitivo, discutindo, além das questões políticas e religiosas, a economia, a sociedade, a filosofia, a educação e a literatura do período helenístico. É um clássico no campo do Novo Testamento, imprescindível para estudo e pesquisa.
Depois de tratar dos problemas relacionados à interpretação dos primeiros escritos cristãos (volume 1), Helmut Koester, mantendo a forma mais literária e menos técnica, aborda a história das primeiras comunidades cristãs e a literatura de João Batista até os Santos Padres. Analisa 27 textos canônicos e não-canônicos, trazendo informações detalhadas sobre seus autores, datas, contextos e resultados, além de glossário, mapas e uma extensa bibliografia relacionada a cada tema.




Sobre o autor:

Helmut Koester é professor de estudos do Novo Testamento e História da igreja na Universidade de Harvard, editor do Harvard Theological Review e Archaeological Resources for New Testament Studies, e presidente da Sociedade de Literatura Bíblica. Koester doutorou-se pela Universidade de Marburg em 1954, onde foi aluno de Rudolf Bultmann, e começou a lecionar em Harvard quatro anos depois.






Teologia do Novo Testamento


A Teologia de Goppelt é obra indispensável para todo estudioso sério do Novo Testamento. Inserida no debate do assunto, nela Goppelt estabelece o diálogo entre a hermenêutica histórica de Joachim Jeremias e o existencialismo de Rudolf Bultmann. Em sua abordagem histórico-salvífico valoriza muito a historicidade do Novo Testamento e focaliza seu pensamento no significado teológico da obra de Cristo (Kerygma da morte-ressurreição).





Autor:

Nascido a 06 de novembro de 1911, em Munique, na Alemanha no seio da família de um professor. Dedicou-se à exegese e ao estudo da teologia do Novo Testamento, freqüentou o Theresengymnasium. Durante um ano cursou Ciências Naturais e Filosofia, mais resolveu estudar mesmo Teologia na cidade de Tubingen e em Erlangen.




ESTUDOS NO NOVO TESTAMENTO

Daniel Marguerat (1943-) é professor emérito da Uiversité de Lausanne, onde ensina Novo Testamento, e membro do Institut Romand de Sciences Bibliques. Ex-presidente da Federação das Faculdades de Teologia de Genebra-Lausanne-Neuchâtel. Pastor da Igreja Reformada.



O Mistério apócrifo - Introdução a uma literatura desconhecida
Hoje em dia é grande o interesse pela literatura próxima da Bíblia, constituída de evangelhos, atos dos apóstolos e apocalipses não incluídos no cânon. O leitor encontra neste livro numerosos extratos de textos e explicações que mostram o alcance, o interesse e o encanto dessas narrativas. Esta obra é considerada um clássico no campo de estudos sobre a literatura, que tem suscitado crescente interesse.

Novo Testamento - História, escritura e teologia
Esta obra oferece uma visão global dos problemas históricos e literários levantados pela redação de cada livro do Novo Testamento: apresenta e sintetiza as aquisições da pesquisa sobre sua escritura e representa o esforço de reconstruir as condições históricas de produção do texto de cada um dos livros.

Comentário do Pe. Paiva (Raul Pache de Paiva, SJ), diretor de redação da revista Mensageiro do Coração de Jesus, uma publicação de Edições Loyola.
Dificilmente um estudioso poderia lançar-se à tarefa de, sozinho, apresentar o estado atual dos estudos sobre o N. Por isso temos de nos contentar com obras em diversos especialistas cuidam dos diferentes tópicos, mesmo com estilos e profundidades desiguais. Evidentemente, perdem-se também fios condutores, a impressão geral é de estarmos diante de um mosaico e não de uma pintura mais nítida. Contudo, uma obra deste tipo, considerando que os AA foram convidados pela mesma pessoa, nos ajuda mais do que uma pequena multidão de artigos dispersos. Certamente este lançamento merece uma grata recepção pelos professores e alunos de teologia e de ciências religiosas. Notemos ainda que os AA ensinam em diferentes escolas superiores de vários países europeus, sendo alguns católicos e outros não. Daniel Marguerat, por exemplo, o organizador e o criterioso apresentador de perpétuo problema sinótico (aliás, mais um a desconsiderar o testemunho de Papias sobre a Mateus aramaico), ensina na faculdade de teologia de Lausanne, protestante.

Primeira história do cristianismo
Ao escrever os Atos dos Apóstolos como sequência de seu Evangelho, Lucas assinou a primeira história do cristianismo. Nesta pesquisa, o ponto de vista que prevalece na interpretação é a crítica histórica e a narratologia. Este estudo de Daniel Marguerat reconstitui progressivamente a obra de Lucas e a forma como é entendida por seus leitores e leitoras. 

Paulo - Uma teologia em construção

O apóstolo Paulo está hoje no centro de um intenso questionamento. Qual foi sua relação com o Judaísmo? O que ele sabia sobre Jesus? Como se contruiu sua teologia de um epístola a outra? Dezoito bíblistas suíços, franceses, italianos, alemães e americanos foram convidados a explorar a questão. Suas análises são precisas, rigorosas, e documentadas. Encontraremos aqui uma síntese única em português dos mais recentes avanços da pesquisa paulina. Após a Introdução, os estudos se estendem por sete tema: Situação da pesquisa Uma escrita em movimento Paulo antes de Paulo A Lei O centro da teologia paulina Paulo, o apóstolo Paulo depois de Paulo.


INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO

Werner Georg Kümmel nasceu em 1905, na cidade de Heidelberg, Alemanha. Com 23 anos concluiu o seu doutorado e aos 27 tornou-se professor em Zurique, Suiça. Depois da segunda Guerra Mundial voltou para a Alemanha e ensinou nas universidades de Mainz e de Marburg, onde substituiu o renomado teólogo Rudolf Bultmann. Faleceu em 1995 em Mainz aos 90 anos de idade.
Kümmel é considerado um dos maiores especialistas do Novo Testamento, depois de Bultmann.

Síntese Teológica do Novo Testamento

Existem obras que resistem ao desgaste pelo tempo. A Síntese Teológica do Novo Testamento, de Werner Georg Kümmel, pertence a essa categoria. Lançado em 1969 na versão original alemã, sofreu várias reedições e foi traduzido para o inglês, italiano e japonês. É um livro amplamente difundido e disponível para um público ecumênico, no sentido literal da palavra; é uma obra científica, todavia redigida em estilo acessível até mesmo ao leigo em teologia. É considerada até hoje referência obrigatória na matéria.
 O respeito devotado pelos exegetas e especialistas do Novo testamento a Kümmel é devido ao rigor metodológico na pesquisa, à autonomia de posição e à clareza de seus discursos. Embora fosse herdeiro da cátedra de Bultmann, jamais se alinhou à escola do grande mestre nem a qualquer outro: desenvolveu seu próprio perfil, mas ele o fez em diálogos.
É impossível reproduzir em poucas linhas a riqueza desta Síntese. Isto tanto no que diz respeito aos detalhes, quanto à concepção em geral. Mesmo sendo um livro com propósitos históricos, empenhado em elaborar a teologia das principais testemunhas do Novo testamento, ele não deixa de construir a fé e de motivar ao testemunho hoje.

Introdução ao Novo Testamento


   Kümmel revela o equilíbrio do cientista ao dizer que os amigos da investigação crítica não ficarão satisfeitos com os resultados nem sempre definitivos da sagrada escritura. Aqueles que se habituaram a encará-la, exclusivamente, com olhos de piedosa devoção, serão ofendidos com a liberdade de investigação.



Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Bibliografia Novo Testamento. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/. Acesso em: _____________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.