quarta-feira, 24 de julho de 2013

71 - Sermão: O Reino de Deus


A mensagem do Reino


“O Evangelho todo para o ser humano todo, para todos os seres humanos”

Introdução
Jesus começou seu ministério anunciando o Reino. E ele disse que a igreja deve prioritariamente buscar o Reino.
Quando a gente se converte a primeira lição que devemos ter é a do Reino:
·  O que é o reino?
·  Como ele é buscado?
Do Reino depende todo nosso relacionamento com Deus. Jesus estabelece a relação do Pai conosco pelo Reino. A concepção errado do Reino às vezes não nos atrapalha porque Deus é tão bom que vai nos aceitando, nos perdoando. Apesar de não estarmos correspondendo à altura de nossa vocação, Deus nos recebe pela graça.
Ø     O Evangelho todo para o ser humano todo, para todos os seres humanos: O Reino de Deus engloba todas as dimensões da humanidade.
Ø     Anunciar o Reino é anunciar uma intervenção divina que tende necessariamente a alterar todas as relações humanas.
Ø     O Reino altera a forma de pensar a si mesmo, a justiça, a sociedade, a verdade.
“O Senhor não quer salvar apenas a alma do ser humano ele quer salvar o ser humano”. E quer mudar as circunstancias do ser humano. Deus quer fazer do ser humano um agente de transformação.

Texto Base: Lucas 3.1
ü     João Batista faz um trabalho de denuncia e exige um novo comportamento.
ü     João Batista foi chamado no meio de uma subversão.
ü     Lucas fala de forma irônica de dois sumos sacerdotes, sumo sacerdote só pode ter um.
Sumo Sacerdote Anás, populista, fez um acordo com os romanos, teve cinco filhos, todos foram sumo sacerdote, quando não tinha mais filhos ele colocou Caifás, seu genro. Por trás de Anás existem seis sumos sacerdotes. Quando isso aconteceu no Templo, Deus mudou de endereço, Deus saiu do Templo e foi para o deserto.

Contexto: O Sumo Sacerdote de acordo com a Lei de Deus
Segundo a Lei de Deus, para ser sumo sacerdote tinha que ser da tribo de Levi e da família de Arão. Quem era da família de Arão era Zacarias e Izabel. De acordo com as regras de Deus João era o sumo sacerdote. João era da tribo de Levi filho de sacerdote e da linhagem de Arão, por parte de pai e de mãe, ele era legitimo sumo sacerdote.
Quando houve a subversão no Templo de Deus; Deus mudou de endereço, foi para o deserto e levou seu sumo sacerdote. João era sumo sacerdote por direito e por dever. Sumo sacerdote não pode vestir vestes comuns, já que não podia vestis vestes talares, foi vestis de pelos de camelos. Ele não podia comer dos pães da proposição nem dos sacrifícios, ele foi comer meu silvestre e gafanhoto. Quando os judeus perguntaram quem ele era, ele disse: “eu sou a voz do que clama no deserto”.
João veio como sumo sacerdote para indicar quem era o cordeiro pascal, que nos livraria do pecado. Só o sumo sacerdote tem autoridade para dizer qual é o cordeiro deve ser imolado.

Conclusão e Aplicação: Mateus 4.12
As boas noticias de Jesus são noticias que vão mudar o mundo.
Nós queremos ir para o céu, mas Deus quer vir para terra. O céu precisa vir para nós. Deus estava no lado de Jacó no sonho, por isso os anjos subiam e desciam. Deus esta sempre do lado de alguém. No deserto Deus estava do lado dos escravos. Para ir para o céu não é preciso aguentar o inferno na terra.

Bibliografia:
Bíblia de Jerusalém. Nova Edição Revisada. São Paulo: Paulus, 1994.
MATEOS, J; CAMACHO, F. Jesus e a sociedade de seu tempo. São Paulo: Paulus, 2011.
VIDAL, Senén. Jesus, O Galileu. São Paulo: Loyola, 2009.

Prof. David Rubens
Sermão proferido por ocasião do Aniversário do Grupo de Jovens “Puro Nardo”.
Igreja Tabernáculo São Gonçalo - Taubaté/SP
20 de julho de 2013

Agradeço aos jovens e ao Pr. Sebastião Guilherme pelo convite. 

Um comentário:

  1. Deus te abençõe Pastor, o grupo Puro Nardo agradece também sua presença.
    Thais.

    ResponderExcluir


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.