quinta-feira, 18 de julho de 2013

68 - Lançamento: marco na história da pesquisa no Brasil

Compêndio de Ciência da Religião

Marco na história da pesquisa no Brasil, o Compêndio de Ciência da Religião sai no momento em que a nova área de Ciência da Religião e Teologia conquista sua autonomia acadêmica (Capes, Mec).
A obra considera a Ciência da Religião partindo de uma reflexão de caráter metateórico, indicando a história do campo, questões epistemológicas de fundo, e relações com disciplinas peculiares (Filosofia da Religião, Teologia) [Parte I].
Em seguida, enfoca as Ciências Sociais da Religião, pretendendo oferecer uma visão ampla das correntes teóricas e dos temas atuais em discussão na área [Parte II].
A Psicologia da Religião recebe um tratamento destacado, visando fornecer um guia seguro sobre o quê e o como as ciências da psique estão se desenvolvendo na Academia. O eixo central é psicológico, mas se relaciona de forma interdisciplinar não só com interlocutoras antigas (Filosofia, História), como também com novas parceiras (Ciências Biológicas, Neurociências) [Parte III]. 
O quarto grupo de verbetes gira na órbita da linguagem e circunscreve a categoria da experiência religiosa, considerando suas relações com a primeira. A Ciência da Religião confronta-se com os usos linguísticos das diversas religiões e da história das religiões e perscruta como as linguagens estruturam as religiões [Parte IV].
O tema geral da última seção é relativamente novo e consiste na apresentação de uma Ciência da Religião Aplicada, a saber, explora o que se pode fazer com os resultados dessa ciência para ajudar a desenvolver normas, modelos e procedimentos de uma prática nela baseada. Essa aplicação visa contribuir socialmente em vista da paz, da humanização e da mediação de conflitos culturais-religiosos. Isso implica focar o desenvolvimento de programas que organizem a ação e o exercício da cidadania. Daí a oportunidade representada por este Compêndio, e por esta parte em particular, de pensar a Ciência da Religião a partir dos frutos sociais que dela se esperam [Parte V].
Organizado em cinco seções temáticas - Epistemologia da Ciência da Religião, Ciências Sociais da Religião, Ciências Psicológicas da Religião, Ciências das Linguagens Religiosas e Ciência da ReligiãoAaplicada - o presente Compêndio tem como objetivo contribuir para a discussão sobre a posição institucional, as especificidades e as conquistas intelectuais da Ciência da Religião.
Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC-SP, reúne reflexões de dezenas de autores, do Brasil e de outros países, que atuam e pesquisam essa área de conhecimento.

Os organizadores: 
Frank Usarski, pós-doutor na área de Ciência da Religião pela Universidade de Hannover (Alemanha) e livre-docente e membro do programa de pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-SP.







João Décio Passos, doutor em Ciências Sociais e livre-docente em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor associado da mesma Universidade.

Link: Paulinas



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.