quinta-feira, 21 de novembro de 2013

83 - A impossibilidade de reconstituição da História de Israel

Não existe até o momento uma história totalmente segura da formação de Israel. As tradições bíblicas já foram interpretadas das mais variadas forma nos últimos anos, é quase impossível saber quem esta com a razão, isto é, se alguém realmente está com a razão.
O professor de Estudos Bíblicos Norman Karol Gottwald, citou o sociólogo Max Weber e a sua desconfiança em relação a uma História de Israel fiel:


Desde o início, na nossa tentativa de apresentar aspectos evolutivos da história religiosa dos judeus, relevantes para o nosso problema [isto é, como os judeus evoluíram para um povo com peculiaridades altamente específicas], nutrimos apenas a humildes esperanças de contribuir com algo essencialmente novo para a discussão, à parte do fato de que, aqui e ali, é possível agrupar alguns dados de certo modo a realçar algumas coisas de modo diverso do que o usual.[1]

Vale lembra, que tópicos e fontes considerados válidos para a investigação histórica, e mesmo para os seus métodos, modificam-se substancialmente de acordo com o mais vasto contesto intelectual e cultural em que o historiador trabalha.

[1] GOTTWALD, K. Norman. As Tribos de Iahweh: uma sociologia da religião de Israel liberto. São Paulo: Paulus, 2004. p. 32.   
     


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.