quarta-feira, 16 de setembro de 2015

257 - Introdução Hermenêutica ao Antigo Testamento de Pablo R. Andiñach. Lançamento Editora Sinodal 2015.


O Antigo Testamento costuma apresentar problemas para o leitor de hoje, assim que em certas ocasiões foge dele ou evita seus textos. É comum ouvir que muitos textos do Antigo Testamento “são difíceis de interpretar” ou que “contradizem nossa sensibilidade”. Esta obra reconhece essas dificuldades e busca facilitar o acesso a seus livros, oferecendo ferramentas de leitura que privilegiam aqueles elementos que levam à interpretação (hermêutica) de cada obra.
Reunidos em seções, mas abordados de forma separada, cada livro é tratado como uma peça literária que testemunha a fé do antigo Israel, porém também fala hoje a quem esquadrinha suas páginas. Essa abordagem permite que seja lido como um texto que vive e respira e cuja mensagem, longe de ser antiga, desafia-nos a renovar nosso pensamento.
Para incluir as Escrituras da maioria dos próprios textos das tradições judaicas e cristãs abre-se espaço nesta obra, junto aos da Bíblia Hebraica, aos livros chamados de Apócrifos e Deuterocanônicos.
Formato: 16x23
Paginas: 542

Pablo R. Andiñach doutor em teologia pela ISEDET, prosseguiu estudos de pós-graduação na Universidade Hebraica de Jerusalém (Israel) e Iliff School of Theology (Denver, EUA). Autor de vário livros sobre Antigo Testamento. Hoje ele serve como professor de Antigo Testamento no Instituto ISEDET Universidade de Buenos Aires e é professor visitante na Perkins School of Theology, Southern Methodist University (Dallas, EUA).





Outro importante livro de Pablo R. Andiñach publicado pela Sinodal:

O livro do Êxodo
O livro tem sua razão de ser na constante necessidade de ler de forma sempre nova os antigos textos fundantes de nossa fé. Curiosamente, o tempo percorrido pelos textos desde a sua redação não os prejudicou.   Ao contrário, eles se tornaram mais ricos em significado, confirmando, assim, que, apesar das muitas mudanças que ocorreram no decorrer dos anos, há perguntas e situações profundas que permanecem, revelando que a aventura humana e os textos que ela produz são tão fascinantes quanto insondáveis.   Cada vez que nos aproximamos do testemunho milenar dos textos bíblicos, descobrimos que eles têm algo novo a nos dizer. A narrativa bíblica, apesar de insondável, é bela. Sabemos que se entende melhor um texto quando desfrutamos de sua leitura. Esperamos que, ao nos aproximarmos do Êxodo, também possamos sentir o prazer de estar diante de uma narrativa bonita.  

Formato: 16X23
Paginas: 401





David Rubens

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.