quarta-feira, 23 de setembro de 2015

261 - ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL


APRESENTAÇÃO
O Ensino Religioso no Brasil tem suas raízes na longa história religiosa e cultural desde o século XVI. O “encontro” do cristianismo com religiões indígenas e africanas resultou em sincretismo que não pode ser ignorado pela legislação e pedagogia atuais. Este sincretismo, por sua vez, não permite uniformização religiosa, mas o reconhecimento e afirmação do pluralismo religioso. Além disso, em decorrência do trato do Ensino Religioso em nível de legislações regionais é imperativo que a pesquisa considere também as pluralidades em perspectiva geográfica brasileira.
O “Ensino Religioso no Brasil” é resultado de um mapeamento analítico da história, do sistema de ensino, da legislação, das produções acadêmicas, de eventos e da formação de profissionais da disciplina no país. Neste sentido, trata-se de uma obra original, a constituir-se em marco e subsídio obrigatório sobre o tema no país.
A obra resulta de pesquisas coordenadas pelo Grupo de Trabalho (GT) Religião e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico da Universidade do Estado de Santa Catarina que tem como objetivo apoiar ações e iniciativas voltadas para a formação de professores (as) da Educação Básica e Educação Básica. Sendo que o GT Religião e Educação é o grupo mais antigo da ANPTECRE e pode ser considerado observatório do Ensino Religioso para a ANPTECRE, acompanhando e protagonizando debates sobre o tema em nível nacional.
O conteúdo de “Ensino Religioso no Brasil” está dividido em duas grandes partes. Na primeira parte, o leitor e a leitora encontrará análise sobre a multiplicidade de perspectivas, os aspectos legais e sistema brasileiro de ensino e o lugar do Ensino Religioso. Na segunda parte, a obra mapeia contexto, realidade e situação do Ensino Religioso nos Estados brasileiros e no Distrito Federal.
Os debates e esforços em torno do Ensino de Religioso no Brasil são plurais. Neste sentido, a ANPTECRE se entende parceira do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER), da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER), da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), bem como de sociedades, associações, grupos de pesquisa, lideranças e movimentos afins ao tema.
Desejamos que leitores e leitoras encontrem em “Ensino Religioso no Brasil” pesquisas instigantes que motivem novas pesquisas e ações em prol do Ensino Religioso que considere a diversidade geo-cultural-religiosa brasileira.

Wilhelm Wachholz
Conselho Diretor da ANPTECRE
Autores
Afonso Maria Ligorio Soares 
Livre Docente da PUCSP, Coordenador do Grupo EDUCRE – Educação e Ciência da Religião, do Programa de Estudos pós-graduados em Ciência da Religião da PUC-SP. 

Angela Maria Ribeiro Holanda
Pedagoga, Especialista em ensino religioso, professora atuando na equipe técnica pedagógica do Ensino Fundamental da Secretaria Estado da Educação e do Esporte de Alagoas. 

Aurenéa Maria de Oliveira
Professora Adjunta da UFPE, Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do “Grupo de Estudo em Religiosidades, Educação, Memórias e Sexualidades”. 

Brígida Karina Liechocki Nogueira da Silva
Especialista em Metodologia do Ensino Religioso pela UNINTER; Graduada em Pedagogia com especialização em TICs na Educação – Teoria e Prática pela PUC/PR; Professora de Ensino Religioso no Ensino Fundamental pela Prefeitura Municipal de Curitiba e pela Prefeitura Municipal de Pinhais; atualmente membro da equipe pedagógica da ASSINTEC.

Carolina do Rocio Nizer
Especialista em Psicopedagogia - Faculdades Curitiba. Formada em História – Universidade Tuiuti do Paraná. Técnica da Educação Básica na disciplina de Ensino Religioso na Secretaria de Estado da Educação do Paraná. 

Diná Raquel Daudt da Costa
Especialista em Metodologia para o Ensino Religioso PUC/PR; Formação em Arte Educação pela FEMP/PR; Equipe Técnica Pedagógica da ASSINTEC.

Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas
Mestre em educação, Universidade São Marcos. SP.

Elisa Rodrigues
Doutora em Ciências da Religião (UMESP) e Ciências Sociais (UNICAMP). Professora do Departamento de Ciência da Religião, no Instituto de Ciências Humanas (UFJF) e Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, de Ensino Religioso (ICH/CRE/UFJF). 

Elizabeth Cristina Carassai
Especialista em Psicopedagogia pelo IBPEX; em Ensino Religioso e Teologia Comparada pela ESAB e em Fenomenologia das Religiões – extensão universitária pela PUC/PR; Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Pedagoga e professora Docência I, atualmente na Coordenação de Ensino Religioso, da Gerência de Currículo, do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Elói Corrêa dos Santos
Mestrando em Geografia da Religião e pesquisador do Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião (NUPPER) – UFPR. Especialista em Filosofia – PUC/PR. Formado em Filosofia – Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Técnico pedagógico da Associação Inter-religiosa de Educação (ASSINTEC). 

Emerli Schlögl
Especialista em Metodologia do Ensino Religioso, Mestre em Educação, Doutora em Geografia com tese defendida na especificidade da Geografia da Religião. Professora da UNESPAR, campus Belas Artes e membro da Equipe Pedagógica da ASSINTEC. 

Eunice Simões Lins Gomes 
Profª Pós Drª no departamento - DCR e no programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões - PPGCR da Universidade Federal da Paraíba. 

Fabiano Aparecido Costa Leite
Mestre em Ciências das Religiões, Faculdade Unida. Vitória, ES. 

Fábio Maia Sampaio
Bacharel em Teologia pela Faculdade Batista Brasileira; mestrando em Teologia, na Área de Concentração de Religião e Educação pela Faculdades EST; professor de Teologia do Seminário Nova Aliança. 

Grupo EDUCRE
Célia Maria Ribeiro; Clarissa De Franco; Eulálio Figueira; Gisele Cristina Pereira, Valeska Freman B. Freitas Silv.

José Maria da Frota
Mestre em Ciências das Religiões (FUV) Faculdade Unida de Vitória. Funcionário Público do Governo do Estado de Rondônia. Professor Universitário da Faculdade Teológica de Ciências Humanas e Sociais Logos (FAETEL). 

Laude Erandi Brandenburg
Doutora em Teologia pelo PPG da EST - São Leopoldo/RS e Pedagoga pela Unisinos/RS. Docente da área de Religião e Educação da Faculdades EST. Líder do Grupo de pesquisa Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa. 

Lourival Martins Filho
Possui graduação em Pedagogia, Especialização em Alfabetização e Mestrado em Educação e Cultura todos pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc. Realizou seu Doutorado na Faculdades EST em São Leopoldo/RS e o Pós Doutorado na Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná ambos com ênfase em Educação e Religião. Pesquisador do GPER. 

Lurdes Caron
Docente Pesquisadora do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Acadêmico em Educação – PPGE e professora da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica na graduação no curso de Educação Especial e Artes Visuais e Música (Compartilhadas – FUMDES) da Universidade do Planalto Catarinense. 

Marcos Silva
Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Professor-Adjunto IV do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História, do Núcleo de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe. 

Maria do Rosário Pessoa Nascimento
Bacharel e mestra em Direito (UNIFOR), doutoranda em Teologia (EST) e professora efetiva da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). 

Maria do Socorro de Oliveira
Pedagoga, especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Filosofia - FAFICA/PE; Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Professora da Faculdade Dom Heitor Sales – FAHS. Membro da Comissão de Ensino Religioso da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte e da Equipe de Ensino Religioso da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Natal/RN.

Nemerite dos Santos Bezerra
Mestre em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida – Vitória ES (2014), Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2010), Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Teologia Boa Vista (2012). Possui também Pós-graduação em Educação Física pela Faculdade Fênix de Ciências humanas e Sociais (2012), Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin (2012), Pós-graduação em Filosofia da Educação (2012). 

Péricles Andrade
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Professor-Adjunto IV do Departamento de Ciências Sociais, do Núcleo de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe. 

Raimundo Márcio Mota de Castro
Doutor em Educação. Pós-doutorado em Educação escolar e Religião, no Programa de Pós-Graduação em Teologia. Professor da Universidade Estadual de Goiás. Bolsista Capes. 

Remí Klein
Doutor em Teologia na Área de Concentração de Religião e Educação; docente na Faculdades EST e integrante do Grupo de Pesquisa Currículo, Identidade Religiosa e Práxis Educativa e do Núcleo de Gênero e Religião. 

Rodrigo Oliveira dos Santos
Mestre em Educação (UFPA). Especialista em Metodologia do Ensino Religioso (FACINTER/PR) e Educação para as Relações Étnico-Raciais (IFPA). Graduado em Ciências da Religião (UEPA). Professor de Ensino Religioso na rede municipal (Belém) e Estadual (Pará). 

Rosa Lydia Teixeira Corrêa
Doutora em educação, professora do programa de Mestrado e Doutorado em Educação da PUCPR. 

Roseane do Socorro Gomes Barbosa 
Mestra em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP). Membro do Conselho editorial de Paulinas Editora e da Diálogo – Revista de Ensino Religioso. 

Rosival Sanches Meneses
Graduado em Administração de Empresas; especialista em Metodologia do Ensino Superior; mestrando em Teologia na Área de Concentração de Religião e Educação pela Faculdades EST; professor de ensino superior da Faculdade Batista Brasileira. 

Sandra Aparecida Gurgel Vergne
Mestranda em Ciências da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-SP. 

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
Professor Titular da PUCPR, Livre Docente e Pós-Doutor em Ciências da Religião, Doutor e Mestre em Ciências da educação, professor do programa de Mestrado e Doutorado em Teologia da PUCPR, líder do grupo de pesquisa Educação e Religião (GPER). 

Valmir Biaca
Especialista em Metodologia do Ensino Religioso pela PUC/PR; Metodologia do EAD pela UFMT/MT; Supervisão e Gestão Escolar pela Fecilcan/Campo Mourão; Graduado em Filosofia pela Facitol/Toledo e Estudos Sociais pela Fafiu/Umuarama. Técnico Pedagógico da ASSINTEC. 

Vera Lúcia Coelho da Costa 
Pedagoga, especialista em Administração Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; Educação pela Universidade Potiguar –UnP e Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Docente da Rede Municipal de Ensino - Natal/RN; Membro da Comissão de Ensino Religioso da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte. 

Vicente Gregório de Sousa Filho
Licenciado em Filosofia (UECE), Bacharel, mestre e doutorando em Teologia (EST). Bolsista Capes. Coordenador do Curso de Bacharelado em Teologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Vicente Paulo Alves
Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Ensino Religioso em Ambiente Virtual da Universidade Católica de Brasília e Diretor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia na mesma universidade. 

Organizador: Sérgio Rogério Azevedo Junqueira
Páginas: 560 
Ano: 2015 

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Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.