quarta-feira, 16 de setembro de 2015

258 - O Entorno religioso do cristianismo primitivo

Ótimos livros para estudar o surgimento da religião cristã, estou gostando da leitura pois trabalha a influência da filosofia grega na construção do texto cristão.

O Entorno religioso do cristianismo primitivo - vol. I: Religião civil e religião doméstica, cultos de mistérios, crença popular
Quando se trata de origem de uma forma de religião e de seus textos fundamentais, é aconselhável prestar atenção especial na atmosfera religiosa geral em seu entorno. No início do século XX, a escola da história das religiões fez isso com particular determinação em sua investigação sobre as religiões não judaicas da Antiguidade. 
O presente volume fornece elementos preciosos para responder à seguinte questão: do ponto de vista intelectual, religioso, cultural, social e político, que contribuição o entorno do Novo Testamento pode dar para a compreensão dos escritos neotestamentários e para o esclarecimento da gênese do cristianismo primitivo? Essa pergunta, embora, não seja nova, está na origem da construção do método histórico-crítico, que deu fundamental contribuição para a compreensão do mundo da Bíblia e cujos frutos ainda são notáveis nos dias de hoje.
Formato: 16x23
Páginas: 280


O Entorno religioso do cristianismo primitivo - vol. II: Culto aos governantes e imperadores, filosofia, gnose
Quando se trata da origem de uma forma de religião e de seus textos fundamentais, é aconselhável prestar atenção especial na atmosfera religiosa geral em seu entorno. No início do século XX, a escola da história das religiões fez isso com particular determinação em sua investigação sobre as religiões não judaicas da antiguidade. O presente volume fornece elementos preciosos para responder à seguinte questão: do ponto de vista intelectual, religioso, cultural, social e político, que contribuição o entorno do Novo Testamento pode dar para a compreensão dos escritos neotestamentários e para o esclarecimento da gênese do cristianismo primitivo? Essa pergunta, embora não seja nova, está na origem da construção do método histórico-crítico, que deu fundamental contribuição para a compreensão do mundo da Bíblia e cujos frutos ainda são notáveis nos dias de hoje.
Formato: 16x23cm
Páginas: 280


Hans-Josef Klauck (Dr. Theol, Dr Theol Habil, Universidade de Munique. Dr. HC, Universidade de Zurique). Professor de Novo Testamento e de Literatura Cristã Primitiva no Divinity School da Universidade de Chicago. Hans-Josef Klauck tem trabalhado extensivamente sobre alguns temas do Novo Testamento, como as parábolas de Jesus, as correspondência de Paulo aos coríntios, e as cartas joaninas. Além disso, ele tem se especializado na história religiosa e social do mundo greco-romano como pano de fundo necessário para os estudos do Novo Testamento.




David Rubens


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.