sexta-feira, 25 de setembro de 2015

262 - Religião e linguagem: Abordagens teóricas interdisciplinares. Paulo Augusto de Souza Nogueira (org.)


Ao se aliar com a linguística, com os estudos literários e discursivos, as ciências da religião também pretendem se inserir na reflexão que marca as ciências humanas desde o século passado, de que a linguagem é fundada num signo fraturado, cuja contiguidade com o que ele significa é questionada. A religião, se configurando como um sistema de linguagem na cultura, é também submetida às ambiguidades, criações e manipulações dos sistemas de signos? Oscilaria a religião entre as possibilidades de criação poética e de manipulação pelo poder? Podemos ampliar o conceito de linguagem para o signo visual e gestual na busca pelas relações entre religião e linguagem? Essas e outras questões são debatidas neste livro.
Coleção: Sociologia e Religião
P. 448
14x21
Editora Paulus
Lançamento 2015


Paulo Augusto de Souza Nogueira: Teólogo. Doutor em Teologia pela Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls)/Alemanha (1991). Graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1985). Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião/Universidade Metodista de São Paulo. Concentra suas pesquisas e atuação docente em Bíblia/Novo Testamento, principalmente nos seguintes temas: História do Cristianismo Primitivo, Literatura do Cristianismo Primitivo, Apocalíptica judaica, Apocalíptica Cristã-Primitiva, Movimento de Jesus e História de Israel. É docente dos cursos de Teologia (Graduação Presencial) e Especialização em Bíblia – Tradição Profética.


David Rubens



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.