A extrema singularidade deste texto,
aliás, conduziu os intérpretes a duas condutas inteiramente opostas. Ou
considerá-lo como totalmente marginal em relação ao desenvolvimento próprio do
pensamento do filósofo, ou vê-lo como a fonte secreta de toda a doutrina.
Gostaríamos de apontar aqui que devemos resistir tanto a uma quanto à outra
tendência, restituindo a essa conferência o seu verdadeiro lugar: o de um
pensamento que se apoia em aprendizagens anteriores para ir além do que a
probidade intelectual permite, quando se trata de, por um lado, examinar as
origens de todas as coisas e o destino da humanidade e, de outro, tentar dar
sentido àquilo que colocou completamente em questão o sentido mesmo do nosso
devir histórico: o apocalipse moral da tragédia de Auschwitz. Esses dois
aspectos estão, aliás, intimamente ligados na medida em que o catastrófico
projeto de extermínio de judeus apenas levou a seu extremo a perda de confiança
no ideal humanista, que deveria iluminar o nosso caminho na direção do
progresso, e assim assegurar um valor à nossa presença e nosso desenvolvimento
na Terra. A questão do sentido do nosso futuro emerge, então, com cada vez mais
problemas à medida que a sombra espessa do niilismo se espalha sobre o todo de
nossa existência. O mal provocado aos homens e mulheres de fé judaica afeta a
humanidade inteira, uma vez que o mal extremo que afeta «uma particularidade»
(nesse caso religiosa) é também imediatamente um atentado à universalidade
(humana) sobre cujo fundo ela se destaca e que é uma maneira de encarnar.
O
conceito de Deus após Auschwitz não é, então, nem exterior ao pensamento geral
de Hans Jonas nem o Shibboleth que permite extrair seu significado autêntico.
Ele se apresenta, ao contrário, como um escrito que retoma os resultados
anteriores do processo de pensamento do filósofo, a fim de apresentar uma
tentativa de resposta a um problema moral muito específico, aquele do «sentido»
do mal radical no seio de um mundo do qual ele compromete, portanto, o valor.
Apresentação.
36. pg
13X21
Paulus
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