sábado, 19 de março de 2016

322 - Livros Sobre as Parábolas de Jesus. Luise Schottroff; Joachim Jeremias; Gottfried Brakemeier.

As Parábolas de Jesus - Uma nova hermenêutica
Luise Schottroff

Neste livro Luise Schottroff desvenda o contexto histórico-social das parábolas de Jesus. Mostra de que forma a compreensão tradicional das metáforas leva a equívocos e torna evidente o conteúdo libertador da doutrina do Mestre quando esta é compreendida segundo o sentido original: mensagem oral que tem por base as reais condições de vida, que conta com a interação das ouvintes e dos ouvintes.


Luise Schottroff estudou na Universidade de Göttingen e se formou em 1969: quatro anos depois ensinava em Mainz. Um veto ao ensinamento pesou sobre ela no início da sua carreira universitária que depois, porém, resultou na cadeira de Novo Testamento de 1986 a 1999 em Kassel.
Luise Schottroff lecionou também em Berkeley e pesquisou a história social do primeiro cristianismo, a teologia feminista, foi ativa no diálogo judeu-cristão e premiada com diversos prêmios e títulos honoris causa. As suas numerosas obras versam sobre Paulo, as parábolas de Jesus, as mulheres do cristianismo primitivo. Faleceu no dia 8 de fevereiro de 2015.
O prof. Milton Schwantes falava muito bem da profa. Luise Schottroff, ele me contou que assistia as aulas de Luise Schottroff no período de seu doutorado na Alemanha, o Milton me disse que certo dia quando assistia a aula do prof. Günther Bornkamm sobre o Novo Testamento, ouviu de Bornkamm o seguinte comentário: “Schottroff é uma mulher que não sabe muito bem o que diz”, segundo Milton era grande a disputa entre os teólogos daquela época.
Editora Sinodal
304. pg.
15X22


As parábolas de Jesus
Joachim Jeremias

As parábolas de Jesus têm duplo lugar histórico: o lugar original de todas as palavras de Jesus e o lugar determinado pela vivência na Igreja das origens. Nessas condições é necessário buscar a figura original, tendo-se em conta as várias leis da transformação: os desvios de sentido, enriquecimentos desnecessários, diferenças de ouvintes. O autor procura responder qual é o sentido original das parábolas de Jesus.

Editora Paulus
240. p.
13X20










As parábolas de Jesus - Imagens do reino de Deus
Gottfried Brakemeier

A leitura da Bíblia oferece muitas janelas para vislumbrar a Boa-Nova que Jesus trouxe para orientar a vida de pessoas e comunidades. Uma dessas janelas são as muitas parábolas que estão registradas nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Elas revelam aspectos e conteúdos do reino de Deus. Para o autor deste livro, Gottfried Brakemeier, as “parábolas de Jesus pertencem ao patrimônio cultural da humanidade”. E por isso elas não perdem a atualidade com o passar dos anos e das gerações de pessoas e comunidades cristãs. 
As parábolas de Jesus trazem em seu interior uma ou mais novidades que nos ajudam a compreender os ensinamentos acerca do significado do reino de Deus e de nossa relação e atitude com essa grandeza da fé. São testemunhos que integram a tradição cristã e são passados de geração em geração nos mais diversos espaços e âmbitos nos quais a educação cristã assume papel relevante na transmissão da fé cristã. São tesouros que podem passar despercebidos numa leitura superficial da Bíblia. Mas quando nos detemos nas parábolas, como é a proposta deste livro, vamos abrindo janelas para compreender melhor os ensinamentos do Mestre.
As parábolas, “por si só, provocam associações de ideias e perspectivas. Embora não possamos entrar em detalhes, algumas pistas poderão ser úteis. Textos bíblicos querem ser ouvidos tanto em seu sentido histórico quanto em seu desafio atual”, convida o autor.
As parábolas de Jesus – imagens do reino de Deus foi redigido em estilo simples, para que seja acessível também a pessoas não especialistas em teologia.
Editora Sinodal
120. pg.
16X23







David Rubens

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.