quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

409 - O Ponto de vista - Olhar e perspectiva nos relatos dos evangelhos. Daniel Marguerat



A narratologia é uma ciência nova, nascida da distinção entre fábula e narração (1970). A primeira aplicação importante ao relato bíblico aconteceu em 1981. A partir daí, o instrumental conceitual e as ferramentas metodológicas da análise narrativa foram progressivamente elaboradas. Daniel Marguerat e Yvan Bourquin publicaram um primeiro balanço em um manual de análise narrativa, logo traduzido para o português: Para ler as narrativas bíblicas - Iniciação à análise narrativa (Loyola, 2010).
Os acontecimentos da história nunca são apresentados em perspectiva neutra, mas sempre a partir de um ângulo particular. Uma narrativa reflete o ponto de vista do autor este não é outra coisa senão um olhar para a realidade tudo depende da confiança que o leitor atribui a esse olhar.
Este livro aplica a nova abordagem ao episódio da cura do aleijado na "Porta Formosa" do templo (At 3,1-10) e mostra como ela pode iluminar a construção de uma sequência narrativa (de modo específico, Mc 8,22-38).

Loyola


Autor: Daniel Marguerat
Marguerat é professor emérito da Uiversité de Lausanne (Suíça), onde ensina Novo Testamento, e membro do Institut ROmand de Sciences Bibliques. POr Ediçõs Loyola, publicou: A primeira história do cristianismo - Os Atos dos Apóstolos (2003) Novo Testamento - História,escritura e teologia (2009) e Para ler as narrativas bíblicas (2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.