terça-feira, 5 de junho de 2018

419 - Pentateuco: Livros sobre o Pentateuco. Bibliografia Básica para entender os 5 primeiros livros da Bíblia.



Introdução à leitura do Pentateuco - Chaves para a interpretação dos cinco primeiros livros da Bíblia

Para estudar o Pentateuco, o autor serve-se do método histórico-crítico. Com esse instrumento, descreve-o em sua forma canônica atual. Percorre fontes, redações e autores a fim de saber dos elementos que o compõem. Apresenta um resumo da história da pesquisa e posiciona-se quanto aos problemas referidos, propondo soluções. Situa a formação do livro pós-exílio em seu quadro histórico e comenta sua relação com o Novo Testamento.
Jean-Louis Ska, jesuíta belga, é professor no Instituto Bíblico de Roma. Publicou por Edições Loyola: O Deus oleiro, dançarino e jardineiro, Introdução à leitura do Pentateuco e A Palavra de Deus nas narrativas dos homens.
Loyola
P. 304



Pentateuco: da formação à recepção: Contribuições ao VII Congresso ABIB - UMESP

Este livro é resultado do VII Congresso da ABIB (Associação Brasileira de Pesquisa Bíblia), realizado em 2016 na UMESP, com o tema: Pentateuco - da formação à recepção.
Os textos das conferências principais de Jean-Louis Ska (Itália) e Thomas Römer (Suíça/França) abordam questões fundamentais da formação do Pentateuco e dos papéis nele atribuídos a Moisés. 
Os demais textos reproduzem conferências de pesquisadores de diferentes regiões e instituições no Brasil e em outros países da América Latina. Aqui encontramos recortes como análises literárias e interdisciplinares de determinados textos e temas, bem como questões da recepção do material, dentro e para além da cultura judaica. 
A obra reflete a preocupação da ABIB em promover a pesquisa bíblica da maneira mais ampla possível, e cremos que a fomentará decisivamente, pois reflete o que há de mais atual e relevante nas pesquisas sobre o Pentateuco.
Autores: Monika Ottermann,Marcelo da Silva Carneiro,Telmo José Amaral de Figueiredo



O Canteiro do Pentateuco: Problemas de composição e de interpretação/Aspectos literários e teológicos. Jean-Louis Ska.

O Pentateuco é um "canteiro sempre aberto", como demonstram os estudos bíblicos das últimas décadas. 
Esta obra, do renomado biblista Jean-Louis Ska, compõe-se de duas partes interligadas e complementares. A primeira abrange seis capítulos e é dedicada ao estudo dos problemas de composição e de interpretação dos cinco livros que compõem o Pentateuco; a segunda descreve, ao longo de sete capítulos, os aspectos literários e teológicos presentes e subjacentes no texto bíblico do Pentateuco.
Trata-se de uma obra de referência para o estudo e a compreensão do projeto dos cinco primeiros livros da Bíblia. Muitas das pesquisas bíblicas sobre o Pentateuco e a análise narrativa dos textos bíblicos, desenvolvidas no Brasil, consideram atentamente as contribuições e, pode-se dizer, possuem a marca dos critérios e argumentos presentes nas obras do Prof. Jean-Louis Ska, que se tornaram obrigatórias e de referência para uma adequada e criteriosa abordagem dos textos bíblicos, particularmente do Pentateuco. 
Jean-Louis Ska
Paulinas
P. 282


O Pentateuco - Coleção Introdução Ao Estudo Da Bíblia Vol. 3.

O Pentateuco é o centro da Bíblia hebraica e parte essencial da Bíblia cristã. Grande composição literária, integrada por narrações e leis, os personagens principais, que aparecem nesses cinco primeiros livros do Velho Testamento, desenvolvem-se, por via de regra, num marco espacial e temporal muito amplo, quando não o transcende, como no caso de Javé. Escrita com competência, esta obra notável, parte da coleção "Introdução ao Estudo da Bíblia”, dirige-se ao mundo universitário e aos leitores interessados na Bíblia.
Ave Maria
P. 328




O Pentateuco: Uma Introdução. Edgard Leite

O Centro de História e Cultura foi criado com o objetivo de oferecer a todos um espaço laico, que servisse de fórum para o debate de alto nível e sob diversas óticas da história, do pensamento e das tradições judaicas, oferecendo palestras, debates e cursos, sempre mediado por pessoas de notório saber.
Como um dos resultados desta proposta, surge a obra de Edgard Leite, O Pentateuco: Uma Introdução, dirigida para aqueles que procuram respostas para muitas dúvidas sobre a Torá, ou Cbumasb, palavras em hebraico para designar os cinco livros conhecidos como Pentateuco.
Questões relativas à historicidade do relato, à objetividade e materialidade das descrições, aos limites entre a memória subjetiva nelas evocada e a plausibilidade de sua factualidade no mundo real e objetivo, além das fronteiras entre o fato e a alegoria são abordadas por meio de uma análise histórica e sociológica dos fatos, dos contextos, das ideias e das alegorias do texto Pentateuco – independentemente do grau da fé do leitor.
O autor demonstra que o Pentateuco não é apenas um retrato memorial de uma trajetória definidora, mas também de um roteiro que se prolongará além de seu âmbito e de seu tempo.
Imago
P. 128



O Pentateuco em Questão: As origens e a composição dos cinco primeiros livros da Bíblia à luz das pesquisas recentes

Na minha opinião, este é um dos melhores livros sobre o Pentateuco já publicado no Brasil. Na verdade o livro é uma tradução de artigos produzidos pelos maiores estudiosos do Antigo Testamento da atualidade e apresentados em um seminário organizado pelas Universidades de Friburgo, Genebra, Lausanne e Neuchâtel.
Organizadores:
Samuel Amsler
Erhard Blum
Frank Crüsemann
Albert de Pury
Rolf Rendetorff
Thomas Römer
Martin
Rose
Hans Heinrich Schmid
Horst Seebass
Jacquer Vermeylen
Erich Zenger 

Vozes
P. 324



Uma Leitura do Pentateuco

Este livro compões a coleção Cadernos Bíblicos. Foi elaborado para oferecer ao leitor um para leitura e estudos dos livros do Pentateuco. Livro de fácil leitura.

Paulus









O Pentateuco

Livro da Coleção Resenha Bíblica. O livro apresenta um resumo muito bem elaborado do Pentateuco. O texto foi organizado por Féliz García Lópes e conta com a participação de outros importantes estudiosos do Pentateuco. A obra é composta por dez artigos.

Paulinas
P. 135.






Pentateuco

Nº 23 – 1996/1. Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana. O presente número da RIBLA procura abranger todo o Pentateuco, em seus principais problemas e temas, numa perspectiva latino-americana. Este número foi organizado pelo grande teólogo brasileiro Milton Schwantes.

Ribla/Vozes
P. 200,





Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.