quarta-feira, 20 de junho de 2018

421 - Deus: Uma história humana. Reza Aslan




Do mesmo autor de Zelota, best-seller internacional, uma história concisa e fascinante do nosso entendimento de Deus
O aclamado escritor e estudioso de religião Reza Aslan desafia o ponto de vista dominante a respeito da nossa relação com o mundo espiritual. Com um texto claro, envolvente e desafiador, ele faz aqui um relato sobre o modo como o conceito de Deus se desenvolveu ao longo da história - das pinturas ancestrais nas cavernas até os dias de hoje.
A história da religião é vista por Aslan como uma busca surpreendentemente coesa de entender o sagrado dando a ele traços e emoções humanas. Esse desejo inato de humanizar Deus está arraigado em nossos cérebros, diz o autor, tornando-se uma característica central de quase todas as tradições religiosas. Para Aslan, Deus é que foi feito à imagem do homem, e não o contrário. "Independentemente de acreditarmos ou não, o que a grande maioria de nós pensa quando pensamos em Deus é uma versão divina de nós mesmos".
Mas isso tem consequências. Nós conferimos a Deus não apenas tudo o que é bom na natureza humana, como a compaixão ou a sede de justiça, mas também tudo o que é ruim - a ganância, o fanatismo, a propensão à violência. Todas essas qualidades estão na base de nossas religiões, culturas e governos.
Um livro ousado, abrangente e provocativo que coloca em xeque muitas certezas, inclusive a nossa compreensão da vida e da morte - e até mesmo a própria essência da existência humana. Se você acredita em um deus, muitos deuses ou nenhum deus, este livro desafiará a maneira como você pensa o divino e seu papel em nossas vidas diárias.
P. 248
Zahar



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.