Paulo de Tarso a Roma
À parte a falsa
insinuação de antifeminismo, uma série de preconceitos sempre impediu uma
compreensão mais objetiva de Paulo de Tarso por parte da opinião pública. No
plano intelectual, pesou sobre ele a hipoteca posta por Friedrich Nietzsche -
que o transformou no verdadeiro fundador do cristianismo. A própria Igreja
católica preferiu transmitir a imagem do missionário comprometido, com
prejuízo, porém, do pensamento incômodo que se encontra em suas cartas.
O verdadeiro Paulo - um judeu
convicto que se tornou apóstolo de Jesus Cristo - é filtrado por aquilo que ele
mesmo revela ser em seus escritos. Portanto, é importante investigar as
características desse homem: suas origens, sua formação cultural, suas
experiências e travessias, suas perseguições e, sobretudo, seu pensamento, que
nunca cessa de surpreender os superficiais ou os medrosos e de fecundar
salutarmente na linha da liberdade quem se deixa honestamente impregnar por
ele.
A Ceia: Dimensão
Histórica e Ideal
Por que os primeiros
cristãos começaram a repetir semanalmente a Última ceia de Jesus? Que valor
davam a esse encontro? Como e por que se começou a chamar de Eucaristia o que
inicialmente era "Ceia do Senhor"? Por que a "liturgia
eucarística" precedia a "liturgia da Palavra"? Que relação
existia entre Batismo e Eucaristia?
Baseado em uma difícil
mas convincente análise de textos religiosos e dos contextos sociais, o autor
sintetiza neste ensaio suas respostas originais. Ele reconstrói o panorama
heterogêneo das práticas celebrativas das primeiras comunidades cristãs,
valorizando as diversidades de ambientes, de testemunhos e de reflexões
teológicas, todas caracterizadas pela total ausência de categorias sagradas.
Para os fiéis em Cristo,
o importante não é apenas o momento de uma prática cultual, mas, mais ainda, o
dado de uma vida de comunhão, conduzida nos padrões da fé e de sólida ligação
com Jesus Cristo, nascida com o Batismo. Essa primeira imersão em Cristo
renova-se e nutre-se graças à Eucaristia, de modo a se tornar fonte de uma
comunhão fraterna igualmente sólida, vivida na vida concreta "até que ele
venha".
Romano
Penna
Nascido em Castiglione
Tinella (Cuneo), é professor emérito do Novo Testamento na Universidade
Lateranense e professor convidado na Universidade Gregoriana, na Faculdade
Teológica de Florença, na Universidade de Urbino e no Studium Biblicum de
Jerusalém. Publicações por Edições Loyola: A formação do Novo Testamento em
suas três dimensões e Paulo - De Tarso a Roma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário