quarta-feira, 8 de agosto de 2018

424 - Romano Penna. Livros: Paulo de Tarso; Ceia do Senhor. Lançamento Loyola 2018.




Paulo de Tarso a Roma

À parte a falsa insinuação de antifeminismo, uma série de preconceitos sempre impediu uma compreensão mais objetiva de Paulo de Tarso por parte da opinião pública. No plano intelectual, pesou sobre ele a hipoteca posta por Friedrich Nietzsche - que o transformou no verdadeiro fundador do cristianismo. A própria Igreja católica preferiu transmitir a imagem do missionário comprometido, com prejuízo, porém, do pensamento incômodo que se encontra em suas cartas.
O verdadeiro Paulo - um judeu convicto que se tornou apóstolo de Jesus Cristo - é filtrado por aquilo que ele mesmo revela ser em seus escritos. Portanto, é importante investigar as características desse homem: suas origens, sua formação cultural, suas experiências e travessias, suas perseguições e, sobretudo, seu pensamento, que nunca cessa de surpreender os superficiais ou os medrosos e de fecundar salutarmente na linha da liberdade quem se deixa honestamente impregnar por ele.


A Ceia: Dimensão Histórica e Ideal

Por que os primeiros cristãos começaram a repetir semanalmente a Última ceia de Jesus? Que valor davam a esse encontro? Como e por que se começou a chamar de Eucaristia o que inicialmente era "Ceia do Senhor"? Por que a "liturgia eucarística" precedia a "liturgia da Palavra"? Que relação existia entre Batismo e Eucaristia?
Baseado em uma difícil mas convincente análise de textos religiosos e dos contextos sociais, o autor sintetiza neste ensaio suas respostas originais. Ele reconstrói o panorama heterogêneo das práticas celebrativas das primeiras comunidades cristãs, valorizando as diversidades de ambientes, de testemunhos e de reflexões teológicas, todas caracterizadas pela total ausência de categorias sagradas.
Para os fiéis em Cristo, o importante não é apenas o momento de uma prática cultual, mas, mais ainda, o dado de uma vida de comunhão, conduzida nos padrões da fé e de sólida ligação com Jesus Cristo, nascida com o Batismo. Essa primeira imersão em Cristo renova-se e nutre-se graças à Eucaristia, de modo a se tornar fonte de uma comunhão fraterna igualmente sólida, vivida na vida concreta "até que ele venha".


Romano Penna
Nascido em Castiglione Tinella (Cuneo), é professor emérito do Novo Testamento na Universidade Lateranense e professor convidado na Universidade Gregoriana, na Faculdade Teológica de Florença, na Universidade de Urbino e no Studium Biblicum de Jerusalém. Publicações por Edições Loyola: A formação do Novo Testamento em suas três dimensões e Paulo - De Tarso a Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.