sábado, 31 de agosto de 2024

578 - Cuneiforme: a escrita mais antiga do mundo.


TABULETA DE ARGILA. ENCONTRADA: Babilônia, Iraque. CULTURA: Babilônia tardia. DATA: ca. 350–50 a.C. IDIOMA: Acadiano.

 

    Desenvolvida pela primeira vez por volta de 3200 a.C. por escribas sumérios na antiga cidade-estado de Uruk, no atual Iraque, como um meio de registrar transações, a escrita cuneiforme foi criada usando um estilete de junco para fazer entalhes em forma de cunha em tábuas de argila. Escribas posteriores também cinzelariam a escrita cuneiforme em uma variedade de objetos de pedra. Diferentes combinações dessas marcas representavam sílabas, que por sua vez podiam ser colocadas juntas para formar palavras. A escrita cuneiforme como uma tradição de escrita robusta durou 3.000 anos. A escrita — não uma língua em si — foi usada por escribas de várias culturas ao longo desse tempo para escrever uma série de línguas além do sumério, mais notavelmente o acadiano, uma língua semítica que era a língua franca dos impérios assírio e babilônico.

   Depois que a escrita cuneiforme foi substituída pela escrita alfabética algum tempo depois do primeiro século d.C., as centenas de milhares de tábuas de argila e outros objetos inscritos ficaram sem leitura por quase 2.000 anos. Foi somente no início do século XIX, quando os arqueólogos começaram a escavar as tábuas, que os estudiosos puderam começar a tentar entender esses textos. Uma importante chave inicial para decifrar a escrita provou ser a descoberta de um tipo de Pedra de Roseta cuneiforme, uma inscrição trilíngue de cerca de 500 a.C. no local do Passo Bisitun no Irã. Escrita em persa, acadiano e uma língua iraniana conhecida como elamita, ela registrava os feitos do rei aquemênida Dario, o Grande (r. 521–486 a.C.). Ao decifrar palavras repetitivas como "Dário" e "rei" em persa, os estudiosos conseguiram lentamente juntar as peças de como a escrita cuneiforme funcionava. Chamados de assiriólogos, esses especialistas conseguiram traduzir diferentes idiomas escritos em escrita cuneiforme ao longo de muitas épocas, embora algumas versões iniciais da escrita permaneçam indecifradas.

   Hoje, a capacidade de ler cuneiforme é a chave para entender todos os tipos de atividades culturais no antigo Oriente Próximo — desde determinar o que era conhecido sobre o cosmos e seu funcionamento, até as vidas augustas dos reis assírios, até os segredos de fazer um ensopado babilônico. Dos estimados meio milhão de objetos cuneiformes que foram escavados, muitos ainda precisam ser catalogados e traduzidos.


ESTÁTUA DE ESCRIBA. ENCONTRADA: Lagash, Iraque. CULTURA: Suméria. DATA: ca. 2400 a.C. IDIOMA: Sumério.


 Uma inscrição trilíngue descoberta na Passagem de Bisitun, no Irã, foi uma das primeiras chaves para decifrar a escrita cuneiforme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.