quinta-feira, 22 de agosto de 2024

575 - Monoteísmo e poder: A construção de Deus na Bíblia Hebraica. Thomas Römer.


Compreender o fenômeno monoteísta envolve necessariamente compreender suas origens. Este profundo exercício de elucidação destas origens realizado pelo prof. Thomas Römer tem o mérito de mostrar o monoteísmo, com clareza, como um fenómeno de síntese religiosa de diversos pensamentos de vários povos, fora dos estreitos limites da Terra Santa. Não em vão, expresso nas designações atuais, Abraão era iraquiano, Moisés egípcio, Esdras iraniano e São Paulo turco. Precária é, portanto, a reivindicação de sua paternidade com reivindicações de exclusividade. A experiência religiosa, está provado mais uma vez, é um cadinho humano. Diversas culturas convergem e está presente, sem que se possa medir o grau de presença, o valioso contributo de uma experiência humana acumulada que capta, num património comum, algumas das intuições filosóficas e arquétipos culturais mais relevantes da história da humanidade.

  


Dr. Thomas Römer é um dos exegetas mais proeminentes em todo o mundo por sua contribuição à pesquisa histórica do Antigo Testamento. Ele ocupa a Cátedra Milieux Bibliques no College de France, Paris, bem como o cargo de professor titular de Bíblia Hebraica na Faculté de Théologie et Sciences des Religions, da Universidade de Lausanne, Suíça.

 

Editora‏: ‎ Sebila (8 agosto 2018)

Idioma: ‎ Espanhol

Capa comum: ‎ 216 páginas


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.